As filhoses de abóbora são um dos doces mais tradicionais da época natalícia em Portugal. São feitas com abóbora cozida ou assada, que se mistura com farinha, ovos, fermento e aguardente, e depois se frita em óleo quente. São polvilhadas com açúcar e canela, e podem ser servidas simples ou acompanhadas de mel ou compota.
As filhoses de abóbora têm origem na região da Beira Baixa, mas são apreciadas em todo o país. Há quem as faça também noutras ocasiões festivas, como o Carnaval ou o Dia de Todos os Santos. Cada família tem a sua receita, mas há alguns truques e dicas que podem ajudar a obter filhoses fofas, saborosas e crocantes.
Hoje, vamos ensinar-lhe a fazer filhoses de abóbora à moda antiga, seguindo uma receita tradicional e simples. Porque, afinal de contas, Natal que é Natal tem que ter filhoses na mesa. E claro, é sempre melhor quando elas sabem exatamente como sabiam as que a sua avó fazia.
Ingredientes:
- 1 kg de abóbora (de preferência da variedade moranga)
- 1 kg de farinha de trigo sem fermento
- 10 ovos
- 50 ml de aguardente
- 25 g de fermento de padeiro fresco
- 1 colher de chá de sal
- Óleo para fritar
- Açúcar e canela para polvilhar
Preparação:
- Descasque a abóbora, retire-lhe as sementes e corte-a em cubos pequenos. Coloque-a numa panela com água e leve ao lume até cozer. Escorra bem a abóbora e esmague-a com um garfo ou um passe-vite. Deixe arrefecer um pouco.
- Numa tigela grande, dissolva o fermento de padeiro num pouco de água morna. Junte a farinha, o sal, os ovos e a aguardente. Misture bem com uma colher de pau ou com as mãos até obter uma massa homogénea.
- Adicione a abóbora esmagada à massa e envolva bem. A massa deve ficar mole, mas não líquida. Se necessário, acrescente mais farinha ou água até obter a consistência desejada.
- Tape a tigela com um pano limpo e deixe levedar num local quente e seco por cerca de duas horas, ou até dobrar de volume.
- Aqueça óleo numa frigideira funda em lume médio-alto. Com as mãos enfarinhadas, retire pequenas porções de massa e molde-as em forma de bola. Achate-as ligeiramente com os dedos e faça um buraco no centro.
- Frite as filhoses no óleo quente, virando-as uma vez, até ficarem douradas dos dois lados. Retire-as com uma escumadeira e escorra-as sobre papel absorvente.
- Polvilhe as filhoses com açúcar e canela a gosto e sirva-as ainda quentes ou frias.
Dicas:
- Escolha uma abóbora da variedade moranga, que é mais doce e tem menos água. Se não encontrar, pode usar outra abóbora, mas terá que escorrer bem a abóbora depois de cozida ou assada, e ajustar a quantidade de farinha na massa.
- Não coza a abóbora em excesso, pois pode ficar mole e aguada. Coza-a apenas até ficar macia, mas ainda firme. Pode também assar a abóbora no forno, o que lhe dará mais sabor e consistência.
- Não amasse a abóbora demasiado, pois pode libertar mais água. Amasse-a apenas o suficiente para obter uma pasta lisa e homogénea.
- Use farinha de trigo sem fermento, pois assim terá mais controlo sobre a levedura da massa. Pode também usar uma parte de farinha de milho ou de centeio, para dar mais sabor e textura às filhoses.
- Use ovos à temperatura ambiente, pois assim incorporam melhor na massa. Bata-os ligeiramente antes de os juntar à massa, para que fiquem mais fofos.
- Use aguardente de boa qualidade para dar aroma e sabor às filhoses. A aguardente também ajuda a evitar que as filhoses absorvam muito óleo na fritura. Pode substituir a aguardente por outro licor da sua preferência, mas tenha em conta que o sabor pode variar.
- Dissolva bem o fermento de padeiro em água morna, mas não quente, já que pode matar o fermento. Junte o fermento à farinha e aos outros ingredientes, e misture bem até obter uma massa homogénea e elástica.
- Deixe a massa levedar num local quente e seco, longe de correntes de ar. Tape a tigela com um pano limpo e deixe a massa crescer até dobrar de volume. O tempo de levedura pode variar conforme a temperatura ambiente, mas geralmente demora cerca de duas horas.
- Não mexa na massa depois de levedada, pois pode perder o ar e ficar pesada. Retire pequenas porções de massa com as mãos enfarinhadas e molde-as em forma de bola. Achate-as ligeiramente com os dedos e faça um buraco no centro.
- Frite as filhoses em óleo quente, mas não demasiado quente, pois podem queimar por fora e ficar cruas por dentro. O óleo deve estar a cerca de 180ºC. Frite poucas filhoses de cada vez, para não baixar a temperatura do óleo. Vire as filhoses uma vez, até ficarem douradas dos dois lados.
- Pode assar as filhoses no forno em vez de fritá-las no óleo. Para isso, unte um tabuleiro com manteiga ou óleo e disponha as filhoses sobre ele. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos, ou até ficarem douradas. Polvilhe com açúcar e canela antes de servir.