As lulas recheadas são um prato típico da gastronomia portuguesa, que se pode encontrar em várias regiões do país, com algumas variações nos ingredientes e na forma de preparação. No entanto, há uma receita que se destaca pela sua simplicidade e autenticidade: as lulas recheadas à moda antiga.
Esta receita é feita com lulas frescas, que são recheadas com uma mistura de carne picada, chouriço, pão, salsa, alho e ovo. Depois, são cozinhadas num molho de tomate aromatizado com louro, vinho branco e pimenta. O resultado são umas lulas tenras e suculentas, com um recheio saboroso e uma cor apetitosa.
As lulas recheadas à moda antiga podem ser servidas como prato principal, acompanhadas de arroz branco, batata cozida ou salada. Também podem ser servidas como petisco, cortadas às rodelas e regadas com o molho. De qualquer forma, são uma delícia que vai fazer as delícias de todos os que as provarem. Aprenda a fazê-las com esta receita tradicional!
Ingredientes:
- 1 kg de lulas frescas
- 300 g de carne picada (vaca ou porco)
- 100 g de chouriço
- 2 fatias de pão
- 1 ramo de salsa
- 2 dentes de alho
- 1 ovo
- Sal e pimenta a gosto
- Azeite q.b.
- 1 cebola
- 2 tomates maduros
- 2 folhas de louro
- 1 copo de vinho branco
- Água q.b.
Preparação:
- Comece por limpar as lulas, retirando-lhes a pele, a cabeça, os tentáculos e a cartilagem interna. Reserve os tentáculos para o recheio. Lave bem as lulas por dentro e por fora e seque-as com papel de cozinha.
- Para fazer o recheio, pique os tentáculos das lulas e o chouriço na picadora ou na faca. Coloque-os numa taça e junte a carne picada. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Numa tigela à parte, demolhe o pão em água morna e depois esprema-o bem. Pique a salsa e os alhos finamente. Junte o pão, a salsa e os alhos à mistura de carne e envolva bem. Adicione o ovo batido e misture novamente até obter uma massa homogénea.
- Com uma colher ou com as mãos, recheie as lulas com a massa de carne, sem encher demasiado para não rebentarem durante a cozedura. Feche as aberturas das lulas com palitos para segurar o recheio.
- Numa panela grande, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola picada até ficar macia. Junte os tomates pelados e picados, as folhas de louro, sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar até o tomate se desfazer.
- Adicione o vinho branco e deixe ferver um pouco para evaporar o álcool. Junte as lulas recheadas ao molho e cubra-as com água quente até ficarem quase submersas.
- Tape a panela e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 40 minutos ou até as lulas estarem tenras. Se necessário, acrescente mais água durante a cozedura para não secar o molho.
- Retire as lulas do lume e sirva-as quentes, regadas com o molho e acompanhadas de arroz branco, batata cozida ou salada.
Dicas:
- Escolha lulas frescas e de tamanho médio, pois são mais fáceis de rechear e cozinhar. Se usar lulas congeladas, descongele-as previamente no frigorífico e escorra bem o excesso de água.
- Não encha as lulas até ao topo, pois o recheio vai inchar durante a cozedura e pode fazer as lulas rebentarem. Deixe cerca de um dedo de espaço livre na abertura das lulas.
- Não cozinhe as lulas em lume alto, pois podem ficar duras e borrachudas. Cozinhe-as em lume brando e com a panela tapada para que fiquem tenras e suculentas.
- Se quiser dar um toque extra de sabor ao molho, pode adicionar uma pitada de pimentão doce, uma colher de sopa de polpa de tomate ou um caldo de peixe.
- Se quiser variar o recheio das lulas, pode usar outros ingredientes como bacon, presunto, queijo, cogumelos, espinafres ou arroz.