Em Espanha chamam-lhe “mexilhões à marinheira” e é uma das formas mais tradicionais e típicas de preparar este ingrediente no país vizinho. Em Portugal, ganharam o original nome de “mexilhões à espanhola”. Quem atribuiu o nome à receita, provavelmente não sabia que os espanhóis possuem dezenas de formas diferentes de preparar mexilhão como petisco.
A gastronomia espanhola é, aliás, pródiga em receitas de entradas e petiscos à base de marisco. A região com mais tradição neste tipo de pratos é a Galiza, local de origem desta receita que hoje lhe damos a conhecer. Por aqui, cozinhar mexilhões à marinheira é quase uma forme de arte. Mas, na realidade, a receita é muito simples e fácil de preparar.
O único segredo é a qualidade dos ingredientes. Se puder, compre mexilhões com origem na Galiza. No entanto, os que são pescados em Portugal são também de elevada qualidade. Aprenda a fazer uma deliciosa receita de mexilhões à espanhola (que na realidade se chama mexilhões à marinheira) e surpreenda os seus amigos com este irresistível petisco!
Ingredientes:
- 1kg de mexilhões frescos
- 2 folhas de louro
- 1 cebola
- 1 tomate
- 3 colheres de polpa de tomate
- 2 dentes de alho
- 1 copo de vinho branco
- 1 colher de chá de pimentão doce
- q.b. de salsa picada
- q.b. de sal grosso
- q.b. de azeite
Preparação:
- Comece por lavar e limpar muito bem os mexilhões. Com uma faca, remova as barbas que protegem a concha. Depois, passe-os novamente por água para limpar os restos de resíduos.
- O primeiro passo é cozinhar os mexilhões ao vapor: coloque-os num tacho grande com meio copo de água, as folhas de louro e um pouco de sal.
- Tape a panela e deixe ferver. Retire do lume quando todas as cascas abrirem. Reserve.
- NOTA: elimine os mexilhões que não abriram ou que aparentam não estar em bom estado. Alguns podem vir sem qualquer recheio e devem também ser descartados.
- Pique a cebola, os dentes de alho e o tomate o mais finamente possível.
- Verta um fio de azeite num tacho e leve ao lume.
- Adicione a cebola e o alho e deixe refogar.
- Quando a cebola alourar, acrescente os pedaços de tomate e cozinhe em lume baixo durante 3 minutos.
- Adicione a polpa de tomate, o vinho branco, o pimentão doce, a salsa picada e 2 copos de água.
- Mexa com uma colher de pau para envolver os ingredientes.
- Finalmente, junte os mexilhões e envolva-os no molho.
- Tape a frigideira e deixe cozinhar durante 15 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando para que o molho engrosse.
- Retire do lume e sirva. Caso servir os mexilhões numa travessa diferente, verta o molho por cima deles.
Dicas:
- Quando cozer os mexilhões ao vapor, pode fazê-lo com vinho branco em vez de água. Regra geral, a casca dos mexilhões abre passado apenas 1 minutos de fervura.
- Se utilizou vinho branco na cozedura ao vapor, guarde-o e adicione-o no passo a seguir quando preparar o molho.
- O molho é o grande segredo desta receita de mexilhões à espanhola. Uma das formas de o tornar mais apetitoso é fazer com que ele fique mais espesso. O truque é adicionar uma colher de sopa de farinha. Simples! 🙂
- Outro truque para fazer o molho perfeito é picar os ingredientes tão finos que quase passem despercebidos no resultado final.
- Algumas pessoas gostam de adicionar tiras de pimento vermelho ao molho. Se é esse o seu caso, força!
- Esta receita deve ser acompanhada por pão. Os espanhóis costumam utilizar pão tipo baguete. Mas aqui entre nós, apostamos que ficam ainda mais saborosos quando acompanhados por um bom pão alentejano. 🙂