Uma das receitas mais apreciadas pelos portugueses são as pataniscas de bacalhau, que podem ser servidas como petisco ou como acompanhamento de um prato principal. As pataniscas são pequenas frituras de bacalhau desfiado, envolvido numa massa de farinha e ovos, que se tornam crocantes por fora e macias por dentro. São ideais para partilhar com a família e os amigos, acompanhadas de um bom vinho ou de uma cerveja fresca.
Existem muitas formas diferentes de preparar pataniscas, desde as mais tradicionais às mais inovadoras. Algumas pessoas gostam de adicionar cerveja ou vinho branco à massa, para que fiquem mais leves e sequinhas. Outras preferem usar leite ou água da cozedura do bacalhau, para que fiquem mais fofas e húmidas.
Há também quem varie os temperos, adicionando noz-moscada, pimentão doce ou coentros picados. E há ainda quem substitua o bacalhau por outros tipos de peixe, como atum, sardinha ou pescada, ou até por legumes, como cenoura, courgette ou espinafres. Hoje vamos aprender a fazer pataniscas de bacalhau à moda antiga, seguindo a receita original e dando-lhe alguns truques e dicas para que fiquem perfeitas. Vai ver que é muito fácil e rápido fazer esta delícia portuguesa que vai fazer as delícias de todos. Vamos começar?
Ingredientes:
- 500 g de bacalhau demolhado
- 250 g de farinha de trigo com fermento
- 4 ovos
- 1/4 de litro de leite ou água da cozedura do bacalhau
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de salsa picada
- 1 colher de chá de fermento em pó
- Sal e pimenta a gosto
- Óleo vegetal para fritar
Preparação:
- Coza o bacalhau em água fervente por cerca de 10 minutos, até que fique macio e se desfaça facilmente. Escorra o bacalhau e reserve a água da cozedura.
- Desfie o bacalhau em lascas, retirando a pele e as espinhas, e reserve também.
- Numa tigela grande, bata os ovos com um garfo ou uma vara de arames até que fiquem bem misturados.
- Junte o bacalhau desfiado, a cebola, a salsa e o alho e envolva bem.
- Adicione a farinha e o fermento e volte a mexer bem até obter uma massa homogénea.
- Por fim, adicione aos poucos o leite ou a água da cozedura do bacalhau até que a massa fique um pouco líquida, mas não demasiado.
- Tempere com sal e pimenta a gosto, tendo cuidado com o sal, pois o bacalhau já tem bastante.
- Aqueça o óleo numa frigideira funda e larga a uma temperatura de cerca de 180°C.
- Com a ajuda de duas colheres de sopa, forme pequenas porções da massa e coloque-as cuidadosamente no óleo quente.
- Pressione-as ligeiramente com um garfo para que fiquem baixinhas e redondas.
- Deixe fritar por cerca de 3 minutos de cada lado ou até que fiquem douradas e crocantes.
- Retire-as com uma escumadeira e deixe escorrer em papel absorvente para eliminar o excesso de gordura.
- Sirva as pataniscas quentes ou frias, como entrada, petisco ou prato principal, acompanhadas de arroz de feijão, arroz de tomate ou salada.
Dicas:
- Para que as pataniscas fiquem mais fofas e leves, pode separar as gemas das claras e bater estas em castelo. Depois, envolva-as delicadamente na massa, antes de fritar.
- Se quer que fiquem mais crocantes e sequinhas, pode adicionar uma colher de sopa de vinho branco ou cerveja à massa. Também pode polvilhá-las com um pouco de farinha antes de fritar.
- Para que não se desfaçam na frigideira, deve moldá-las com a ajuda de duas colheres de sopa. Também deve evitar mexer as pataniscas enquanto fritam, virando-as apenas uma vez.
- Deve usar uma frigideira funda e larga, com óleo suficiente para cobrir as pataniscas. O óleo deve estar bem quente, mas não a ferver, para que as pataniscas cozinhem por dentro e fiquem douradas por fora. Depois de fritas, deve escorrê-las bem em papel absorvente.
- Pode variar os temperos da massa, adicionando por exemplo noz-moscada, pimentão doce ou coentros picados. Também pode usar outros tipos de peixe, como atum, sardinha ou pescada.
- Para que as pataniscas sejam mais saudáveis, pode optar por fazer as pataniscas no forno em vez de fritar. Para isso, pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro com papel vegetal. Coloque as porções de massa no tabuleiro, deixando algum espaço entre elas, e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que fiquem douradas e firmes.