O pato assado no forno à moda antiga é uma das receitas mais tradicionais da gastronomia portuguesa, que faz parte do receituário das festas e dos domingos em família. É uma receita simples, mas que requer algum tempo e paciência para ficar bem feita. Este prato remonta aos tempos dos nossos avós, que sabiam aproveitar bem os ingredientes da época e da região (sempre com muito talento e paciência, claro).
Acompanhe-nos nesta viagem gastronómica e aprenda a fazer esta receita que vai surpreender os seus convidados. Temos a certeza que esta receita tradicional irá tornar o seu próximo almoço de domingo em família em algo único. Aprenda a fazer um delicioso pato assado à antiga.
Ingredientes:
- 1 pato inteiro (cerca de 2 kg), limpo e sem vísceras
- Sal e pimenta a gosto
- 6 dentes de alho picados
- 4 folhas de louro
- 250 ml de vinho branco
- 50 ml de vinagre
- Água q.b.
- Batatas descascadas e cortadas em quartos (opcional)
Preparação:
- Lave bem o pato por dentro e por fora e seque-o com papel de cozinha.
- Tempere-o com sal e pimenta por dentro e por fora.
- Coloque-o numa travessa grande e espalhe o alho picado e as folhas de louro sobre ele.
- Regue-o com o vinho branco e o vinagre e cubra-o com água até meio.
- Tape a travessa com papel de alumínio ou com uma tampa e leve-a ao frigorífico durante pelo menos quatro horas ou de um dia para o outro, virando o pato de vez em quando, para que marine bem.
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Retire o pato da marinada e coloque-o num tabuleiro de ir ao forno, com a pele virada para cima. Reserve a marinada.
- Se quiser, pode juntar as batatas ao tabuleiro, temperando-as com sal e pimenta.
- Leve o tabuleiro ao forno e deixe assar durante cerca de uma hora e meia, regando o pato e as batatas de vez em quando com a marinada e com a gordura que se vai formando no fundo do tabuleiro.
- Aumente a temperatura do forno para 200ºC e deixe assar por mais meia hora, ou até que o pato fique bem dourado e crocante.
- Retire o tabuleiro do forno e transfira o pato e as batatas para uma travessa. Reserve o caldo que sobrou no tabuleiro.
- Se quiser, pode fazer um molho com o caldo, levando-o ao lume numa panela pequena e adicionando uma colher de sopa de farinha dissolvida num pouco de água fria. Mexa bem até engrossar e retifique o tempero se necessário.
- Sirva o pato assado no forno à moda antiga com o molho à parte e com o acompanhamento da sua preferência, como arroz de forno ou de pato, salada verde ou legumes cozidos.
Dicas:
- Escolha um pato fresco e de boa qualidade, que não seja muito grande nem muito gordo.
- Não se esqueça de limpar bem o pato por dentro e por fora, retirando as penas, os restos de sangue e as vísceras. Pode pedir ao seu talhante para fazer isso por si.
- Não poupe nos temperos, pois são eles que vão dar sabor ao pato. O alho, o louro, o vinho branco e o vinagre são os ingredientes essenciais para uma boa marinada.
- Deixe o pato marinar durante bastante tempo, para que fique bem impregnado dos sabores da marinada. O ideal é deixá-lo de um dia para o outro no frigorífico, virando-o de vez em quando.
- Não cozinhe o pato em temperatura muito alta, pois pode ficar seco e duro. O ideal é assá-lo em temperatura média (180ºC) durante a maior parte do tempo e só aumentar para 200ºC no final, para que fique crocante.
- Regue o pato frequentemente com a marinada e com a sua própria gordura, para que não perca a humidade e fique suculento.
- Não corte o pato logo depois de sair do forno, pois pode perder os sucos e ficar seco. Deixe-o repousar durante uns minutos antes de servir.