Não existem grandes truques para preparar as amêijoas à espanhola, tal como não existem grandes segredos na gastronomia do país vizinho. A culinária de Espanha caracteriza-se pela simplicidade na escolha dos ingredientes e pela qualidade dos produtos. Bastam estes 2 pequenos detalhes para criar pratos típicos que ficam sempre na memória.
As amêijoas podem ser confeccionadas de muitas formas diferentes mas, em Espanha, opta-se quase sempre por incluí-las em petiscos que são perfeitos para um convívio com amigos e familiares. É por isso que grandes parte das receitas espanholas com este ingrediente são bastante simples e fáceis de fazer.
No caso das amêijoas à espanhola, apenas se utilizam ingredientes simples e facilmente acessíveis. E isso não impede que o resultado final seja delicioso, claro. Aprenda a fazê-las com esta receita antiga e tradicional. E convide os seus amigos para desfrutar! Bom apetite!
Ingredientes:
- 1 kg de amêijoas bem demolhadas
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres de sopa de farinha
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 colher de sopa de pimentão doce
- 100 ml de vinho branco
- qb de salsa picada
- qb de azeite
- qb de piripiri
- qb de sal
- qb de pimenta
Preparação:
- Verta um fio de azeite num tacho e leve ao lume.
- Adicione a cebola e o alho bem picados junto com a folha de louro e deixe refogar um pouco.
- Adicione o pimentão doce e o piripiri, mexa e reduza para lume fraco.
- Vá mexendo durante 1 minuto, pelo menos, e não deixe que se queime ou cole ao fundo do tacho.
- Adicione as colheres de farinha e continue a mexer constantemente.
- Refresque com vinho branco.
- Mexa para envolver os ingredientes e deixe apurar um pouco.
- Acrescente as amêijoas e tempere com um pouco de sal e pimenta. Envolva cuidadosamente no molho.
- Tape o tacho e deixe cozer mais um pouco até que as amêijoas fiquem no ponto (não é necessário muito tempo).
- Retire do lume e sirva.
Dicas:
- As amêijoas japonesas são as melhores para confeccionar este prato, mas pode utilizar outra variedade qualquer, como a branca, por exemplo.
- Como é referido na lista de ingredientes, as amêijoas devem estar bem demolhadas para que eliminem as impurezas. Deve deixá-las em água temperada com sal grosso durante 2 a 3 horas.
- É muito importante que a cebola e o alho sejam picados o mais finamente possível para que não se notem no molho final.
- Se notar que a molho está a secar demasiado, adicione um pouco mais de vinho branco, tendo em conta que irá necessitar de cozer durante mais tempo para que este evapore.
- A quantidade de piripiri depende do seu gosto pessoal. Se não apreciar, opte por não usar este ingrediente.
- É possível enriquecer este prato com outros ingredientes que combinam bem com as amêijoas. Uma das melhores opções é adicionar algumas fatias de linguiça (que devem ser colocadas quando estiver a fazer o refogado). No entanto, elas podem libertar alguma gordura e, por isso, deve reduzir a quantidade de azeite.
- Este prato típico da gastronomia espanhola fica igualmente delicioso se o polvilhar com um pouco de coentros em vez da salsa picada.
- E se for acompanhado por uma boa fatia de pão alentejano, melhor ainda! Só não sabemos é se lhe podemos continuar a chamar “amêijoas à espanhola”, certo? 🙂