A gastronomia do Algarve é pródiga em produzir pratos de peixe e marisco relativamente simples mas deliciosos. É o caso deste irresistível arroz de polvo à Algarvia, um prato típico que sabe a mar, a tradição e aos almoços numa esplanada de Verão com vista para a praia. E se quiser matar um pouco das saudades das última férias, nada como prepará-lo em casa à moda antiga e verdadeiramente algarvia.
A receita não tem grande truques e é muito simples. O único segredo é fazê-lo “malandrinho”, ou seja, com algum líquido (nestes casos, a proporção de água para arroz costuma ser sempre de 3:1). O resultado é uma refeição à qual ninguém fica indiferente. Aprenda a fazer um delicioso arroz de polvo à Algarvia.
Ingredientes:
- Polvo (1,5/2 Kg)
- 2 chávenas de arroz
- 1 copo de vinho tinto
- 2 cebolas pequenas
- qb de azeite
- 2 dentes de alho
- 2 tomates
- 1 pimento verde
- 1 raminho de salsa
- qb de piripiri
- qb de sal
Preparação:
- Se o polvo não estiver limpo, comece por limpá-lo das peles e passe-o bem por água. Depois corte-o em pedaços pequenos (mais ou menos do mesmo tamanho para tudo cozer à mesma velocidade).
- Descasque as cebolas e o alho e pique bem.
- Escalde os tomates para retirar a pele (30 segundos em água a escaldar), tire a pele, corte-os ao meio, retire as sementes e depois corte em cubos pequenos.
- Limpe o pimento, retire as sementes e corte em cubos do tamanho do tomate.
- Leve um tacho ao lume com o azeite, o alho e a cebola. Deixe refogar bem até a cebola começar a dourar.
- Adicione o pimento e o tomate. Misture bem.
- Depois adicione o polvo e deixe refogar durante alguns minutos.
- Agora junte o copo de vinho, um pouco de água, sal e piripiri. Leve a cozer.
- Quando o polvo estiver cozido, acrescente o arroz e deixe cozer mais uns 15 minutos até o arroz estar pronto mas ainda malandrinho (com algum líquido).
- Polvilhe com a salsa picada e sirva.
Dicas:
- Depois de amanhado, pode bater com uma colher de pau no polvo para ficar um pouco mais macio e mais fácil para cozer.
- Escolha um vinho tinto de boa qualidade, que não seja muito ácido nem muito doce. Pode usar um vinho da região do Algarve, como um Tinto de Lagoa ou um Tinto de Portimão.
- Use um arroz de grão longo, que não se desfaça nem fique empapado. Pode usar um arroz agulha ou um arroz carolino.
- Não mexa muito o arroz enquanto cozinha, para não o partir nem o tornar peganhento. Deixe-o cozer em lume brando e com a tampa fechada.
- Se gostar, pode adicionar outros ingredientes ao seu arroz de polvo à Algarvia, como cenoura, ervilhas, coentros ou louro.