O arroz doce terá tido origem na Ásia e chegou até à Europa através da Pérsia. No continente, multiplicou-se e diversificou-se: por todo o lado surgiram variações desta receita, que é especialmente popular em Portugal, na Espanha e na Itália. No caso português, o arroz doce alentejano é uma das versões menos conhecidas, mas talvez uma das mais deliciosas.
Ao contrário das restantes receitas deste doce típico, a versão alentejana não leva manteiga nem ovos, resultando numa sobremesa de cor mais clara e um pouco mais saudável. No entanto, o sabor não se perde e pode ter a certeza que irá adorar esta versão.
Ficou convencida? Então reúna os ingredientes (que não são muitos) e prepare hoje mesmo este delicioso arroz doce alentejano. A sua família e os seus amigos vão adorar a surpresa e esta iguaria irá fazer parte do seu menu muitas mais vezes, sem dúvida. Bom apetite! 🙂
Ingredientes:
- 2 chávenas de arroz Carolino
- 2 chávenas de açúcar
- 1 litro de leite gordo
- 2 paus de canela
- 1 casquinha de limão
- qb de canela em pó
Preparação:
- Coloque o arroz num tacho e cubra com água (não muita, apenas a necessária para cozer o arroz).
- Adicione os paus de canela e a casca de limão.
- Leve o tacho a lume médio.
- À medida que o arroz coze e a água diminui, vá acrescentando o leite aos poucos, mexendo sempre entre cada adição para que ganhe uma consistência cremosa.
- Quando já tiver colocado metade do leite, junte o açúcar e continue a mexer.
- Adicione o restante leite aos poucos, mexendo sempre.
- Deixe cozer durante mais 4 ou 5 minutos em lume médio.
- Transfira o arroz doce para as taças e deixe arrefecer um pouco.
- Polvilhe com canela em pó e sirva.
Dicas:
- Algumas famílias alentejanas adicionam uma pitada de sal e um pouco de banha logo no início desta receita, quando o arroz coze em água. Se quiser experimentar, força!
- Como em qualquer receita de arroz doce, a versão Carolino é sempre a melhor escolha. É a que absorve mais água, garantido um resultado muito mais cremoso do que as restantes variedades.
- Preferencialmente, deve preparar esta receita com arroz doce (que também é essencial para obter um resultado cremoso). Se usar outro tipo de leite, a cremosidade não será a mesma.
- É possível aumentar as quantidades caso pretenda fazer mais arroz doce que o indicado na receita. Basta duplicar a quantidade de cada ingrediente.
- O arroz doce alentejano não leva ovos nem manteiga e por isso tem uma cor mais clara. Se quiser adicionar esses ingredientes, pode fazê-lo, mas lembre: deixará de ser tipicamente alentejano.