Poucos são os lares do Alentejo onde não exista alguém que não saiba fazê-los. Os biscoitos de azeite alentejanos são deliciosos, muito apreciados e fáceis de preparar. Normalmente, cada família possui a sua própria receita que foi sendo passada de geração em geração até aos dias de hoje. E talvez seja por isso mesmo que estes pequenos bolinhos possuem o dom de nos fazer viajar no tempo.
O processo de preparação leva-nos até aos dias em que as nossas avós nos deliciavam com pequenos mimos feitos com ingredientes simples e com o pouco que tinham. Esta simplicidade é, aliás, uma das características mais distintas da culinária alentejana: a capacidade de fazer muito com pouco (ou coisas deliciosas com ingredientes facilmente simples).
Ficou convencida? Então reúna hoje mesmo os ingredientes (não são muitos) e prepare estes deliciosos biscoitos de azeite alentejanos. Depois, deixe-os arrefecer e delicie-se com o cheirinho que exalam. Quando estiverem no ponto, chame a família e os amigos, prepare um chá e desfrute deles (dos biscoitos e da companhia). Bom apetite!
Ingredientes:
- 700 gramas de farinha de trigo com fermento
- 300 gramas de açúcar amarelo
- 125 ml de azeite
- 4 ovos (mais 1 gema para pincelar)
- 2 colheres de chá de canela em pó
- 2 colheres de chá de erva-doce em pó
- Raspa de um limão médio
Preparação:
- Comece por bater os ovos numa taça.
- Adicione o açúcar amarelo, o azeite, a raspa de limão, a canela e a erva-doce.
- Junte a farinha e envolva os ingredientes de forma a formar uma massa levemente peganhenta (corrija a consistência adicionando um pouco mais de azeite ou de farinha, consoante o necessário).
- Divida a massa em bolinhas e disponha-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com um pouco de azeite.
- Pincele as bolinhas com uma gema diluída num pouco de leite ou água.
- Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 15 ou 20 minutos (ou até ficarem dourados).
- Retire e deixe arrefecer antes de servir.
Dicas:
- A consistência da massa não deve ser demasiado sólida ou seca. Deve ficar peganhenta quando mexida com mãos limpas e não peganhenta quando mexida com mãos untadas com azeite.
- A erva-doce é opcional mas, aqui entre nós: se quer realmente fazer biscoitos à moda do Alentejo, vale bem a pena adicioná-la à lista de ingredientes.
- Há quem aprecie adicionar um cálice de aguardente ou de vinho do Porto. Se é esse o seu caso, força!
- Pode optar por usar açúcar branco em vez de amarelo, embora o resultado seja um pouco mais “artificial”.
- Algumas famílias do Alentejo confeccionam estes biscoitos adicionando também um pouco de leite. Regra geral, fazem-no quando não utilizam erva-doce.
- Os biscoitos de azeite alentejanos sabem ainda melhor no dia seguinte e quando são acompanhados por um bom chá ou café.