A gastronomia espanhola é exímia em produzir pratos de elevada qualidade com ingredientes relativamente simples. Os calamares fritos à Andaluza são um exemplo perfeito disso mesmo e tornaram-se num dos mais famosos petiscos espanhóis (com toda a justiça). Com origem na Andaluzia, rapidamente se espalharam por toda a Espanha e, ultimamente, um pouco por todo o mundo.
Para os preparar, basta escolher bons ingredientes, de qualidade comprovada e próprios da dieta mediterrânica. A mistura de farinhas é essencial para obter um resultado crocante. Para torná-los macios, existem diversos segredos, mas o mais simples é mergulhá-los em leite durante algumas horas. Depois, basta apenas um toque de simplicidade e já está.
Ficou convencida? Então reúna os ingredientes (não são muitos) e prepare hoje mesmo estes deliciosos calamares fritos à andaluza. O resultado final é divinal e faz sempre sucesso em qualquer convívio com amigos ou familiares. A receita que lhe propomos é uma das mais antigas e tradicionais. Bom apetite!
Ingredientes:
- 600 gramas de lulas
- 1 limão
- 100 gramas de farinha de trigo
- 100 gramas de farinha de milho
- 1 gema de ovo
- qb de sal
- qb de pimenta
Preparação:
- Comece por limpar bem as lulas.
- Corte-as em rodelas com 1 cm, aproximadamente.
- Tempere com sal e pimenta. Regue com sumo de limão e reserve.
- Misture a farinha de trigo e a farinha de milho numa taça. À parte, bata a gema de ovo.
- Passe cada um dos calamares pelo ovo e, depois, pela mistura de farinhas.
- Frite-os em óleo bem quente.
- Transfira para uma travessa coberta com papel absorvente.
- Sirva.
Dicas:
- O segredo dos calamares à andaluza é serem macios por dentro e crocantes por fora. Para serem crocantes, recomenda-se que utilize a mistura das duas farinhas, de trigo e de milho. Utilizar apenas uma delas não produz o resultado desejado, embora o possa fazer.
- Por falar em farinhas… a melhor opção que pode utilizar é uma que não é muito popular em Portugal: farinha de grão de bico. Absorve menos óleo e por isso é mais saudável. Além disso, produz um resultado bem crocante.
- Os calamares ficam macios o suficiente se não os fritar demasiado. No entanto, se quiser jogar pelo seguro, mergulhe-os em leite e coloque-os no frigorífico durante algumas horas (de um dia para o outro, preferencialmente).
- Para preparar as lulas deve retirar o ao bico e as abas. Também deve limpar bem a barriga e retirar a pele.
- Não frite demasiados calamares ao mesmo tempo: irá fazer baixar a temperatura do óleo e ficarão mais empapados e menos crocantes.
- Quando servir os calamares fritos à andaluza, acompanhe-os com gomos de limão para diminuir o aroma a óleo.
- Este petisco espanhol fica delicioso quando acompanhado por uma mistura de maionese, alho picado e salsa ou coentros. Pode fazê-la em casa ou comprá-la em qualquer supermercado.
- Também podem ser servidos com arroz ou salada e servirem como refeição principal em vez de petisco.