O cozido de grão à alentejana é um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia portuguesa, especialmente da região do Alentejo. É uma receita que combina grão-de-bico, carnes variadas, enchidos e legumes, num caldo aromático e saboroso. É ideal para os dias mais frios, pois é um prato reconfortante e nutritivo, que pode ser servido com pão ou arroz.
O cozido de grão à alentejana tem origem na tradição rural do Alentejo, onde se aproveitavam as carnes e os enchidos da matança do porco, assim como os legumes da horta. O grão-de-bico era um ingrediente abundante e barato, que conferia consistência e sabor ao cozido. A hortelã era usada para dar frescura e aroma ao prato.
Existem várias formas de fazer o cozido de grão à alentejana, mas a base é sempre a mesma: cozer o grão com as carnes e os enchidos numa panela grande, juntar os legumes cortados em pedaços e deixar apurar. Depois é só servir bem quente, com colher, faca e garfo, para uma refeição verdadeiramente à moda do campo. Aprenda a fazê-lo com esta receita tradicional e antiga.
Ingredientes:
- 500 g de grão-de-bico demolhado de véspera
- 1 chouriço de carne de preferência alentejano
- 1 farinheira
- 1 morcela de assar
- 500 g de toucinho e/ou outras carnes a gosto (por exemplo, carne de vaca, galinha, peru, entrecosto, entremeada, etc.)
- 200 g de feijão verde
- 3 cenouras
- 300 g de batatas
- 1 ramo de hortelã
- Sal e piri-piri a gosto
- 2 dentes de alho picados
- 2 cebolas médias ou 1 cebola grande picadas
Preparação:
- Deixe o grão a demolhar em água, cerca de 12 horas.
- Numa panela grande ou numa panela de pressão, coloque o grão escorrido, as carnes, o chouriço, a morcela, a farinheira, a cebola e o alho picados.
- Cubra com água fria e tempere com sal. Leve ao lume e deixe cozer cerca de 20 minutos na panela de pressão ou cerca de 2 horas numa panela normal.
- Passado esse tempo, desligue o lume e verifique se a carne e o grão estão cozidos. Se a carne ainda estiver dura, retire o grão com uma escumadeira e reserve. Deixe cozer mais um pouco a carne até ficar macia.
- Enquanto o grão e as carnes cozem, arranje o feijão verde cortando-o aos bocados com cerca de 1 centímetro de comprimento.
- Corte as cenouras em quatro no sentido do comprimento e depois em bocadinhos pequenos. Corte também as batatas aos bocadinhos pequenos.
- Quando estiver tudo cozido, retire as carnes para uma travessa e reserve. Junte os legumes ao caldo onde cozeu o grão e as carnes.
- Acrescente o piri-piri e retifique o sal a gosto. Volte a ligar o lume e deixe cozer os legumes até ficarem tenros, mas sem se desfazerem.
- Corte as carnes e os enchidos em pedaços pequenos, do tamanho de uma dentada. Junte-os aos legumes já cozidos e deixe ferver entre 7 a 10 minutos para misturar os sabores.
- Desligue o lume e junte um ramo de hortelã. Deixe repousar cerca de 5 minutos e sirva o seu cozido de grão à alentejana com a quantidade de caldo a gosto. Acompanhe com pão ou arroz branco.
Dicas:
- Escolha carnes e enchidos de boa qualidade, de preferência alentejanos, pois são mais saborosos e aromáticos.
- Não deixe o grão cozer demais, pois pode ficar mole e desfazer-se. O ideal é que fique inteiro, mas macio.
- Para obter um caldo mais cremoso, pode optar por colocar a farinheira junto com o grão e as outras carnes, como indicado na receita. A farinheira vai soltar a sua gordura e espessar o caldo. Outra opção é esmagar alguns grãos com um garfo e juntá-los ao caldo no final da cozedura.
- Se gostar, pode adicionar outros legumes ao seu cozido, como abóbora, couve, nabo, etc. Corte-os em pedaços pequenos e junte-os ao caldo juntamente com os outros legumes.
- Se quiser dar um toque diferente ao seu cozido, pode substituir a hortelã por coentros picados ou por uma mistura de ambas as ervas.