O cabrito assado no forno é um dos pratos mais tradicionais da gastronomia portuguesa, especialmente nas épocas festivas como a Páscoa ou o Natal. Existem várias formas de o confeccionar, mas uma das mais apreciadas é a do Alentejo, uma região conhecida pela sua riqueza culinária e pela qualidade dos seus produtos.
O cabrito assado no forno à moda do Alentejo é uma receita simples, mas que requer alguns cuidados e tempo para ficar bem saborosa. A carne deve ser bem temperada com sal, alho, pimentão, louro, vinho branco e azeite, e deixada a marinar de um dia para o outro. Depois, é levada ao forno em lume brando, regada com o próprio molho e acompanhada de batatas, cebolas e ervas aromáticas como alecrim, tomilho ou orégãos.
O resultado é um cabrito assado no forno suculento, macio e com uma crosta dourada e crocante. As batatas ficam cozidas por dentro e estaladiças por fora, e as cebolas caramelizadas conferem um toque adocicado ao prato. As ervas aromáticas realçam o sabor da carne e do molho, criando uma harmonia de aromas e sabores que fazem as delícias de quem prova. Aprenda a fazer um delicioso cabrito assado no forno à moda do Alentejo.
Ingredientes:
- 1 cabrito com cerca de 2 kg, cortado em pedaços
- Sal grosso q.b.
- 6 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de massa de pimentão
- 4 folhas de louro
- 500 ml de vinho branco
- 100 ml de azeite
- 1 kg de batatas pequenas
- 4 cebolas médias
- Ervas aromáticas frescas a gosto (alecrim, tomilho, orégãos)
- Pimenta preta moída na hora q.b.
Preparação:
- Numa tigela grande, tempere o cabrito com sal grosso, alho picado, massa de pimentão, louro, vinho branco e metade do azeite.
- Misture bem para envolver a carne com os temperos e deixe marinar no frigorífico durante pelo menos 12 horas, virando os pedaços de vez em quando.
- No dia seguinte, pré-aqueça o forno a 180ºC. Descasque as batatas e as cebolas e corte-as em quartos. Coloque-as num tabuleiro de ir ao forno e tempere-as com sal, pimenta e algumas ervas aromáticas picadas. Regue-as com o restante azeite e misture bem.
- Escorra o cabrito da marinada e disponha-o por cima das batatas e das cebolas. Reserve a marinada para regar o assado durante a cozedura.
- Leve o tabuleiro ao forno durante cerca de duas horas e meia, ou até a carne estar tenra e dourada. Vá regando o cabrito com a marinada de vez em quando para não secar. Se necessário, acrescente um pouco de água quente ao molho.
- A meio da cozedura, vire os pedaços de cabrito para ficarem tostados por igual. Nos últimos 15 minutos, aumente a temperatura do forno para 200ºC para criar uma crosta crocante na carne e nas batatas.
- Retire o tabuleiro do forno e deixe repousar durante 10 minutos antes de servir. Acompanhe o seu cabrito assado no forno à moda do Alentejo com uma salada verde ou com grelos salteados.
Dicas:
- Escolha um cabrito de boa qualidade, preferencialmente de origem nacional e com certificação de denominação de origem protegida (DOP). O cabrito deve ter entre 4 a 6 semanas de idade e pesar entre 1,5 a 2,5 kg.
- Peça ao seu talhante para cortar o cabrito em pedaços não muito grandes, para que cozinhem por igual e fiquem mais tenros. Pode usar as partes que preferir, mas as mais indicadas para esta receita são as pernas, as costeletas e o peito.
- Não se esqueça de retirar o excesso de gordura do cabrito antes de o temperar, para evitar que fique demasiado enjoativo. Pode também retirar a pele, se preferir uma carne mais magra.
- Use uma massa de pimentão caseira ou de boa qualidade, pois é um dos ingredientes que confere mais sabor ao cabrito. A massa de pimentão é feita com pimentos vermelhos assados, descascados e triturados com sal, alho e vinagre. Pode encontrar à venda em lojas de produtos regionais ou fazer em casa.
- Deixe o cabrito marinar durante pelo menos 12 horas, ou idealmente de um dia para o outro, para que a carne absorva bem os sabores dos temperos. Vire os pedaços de carne algumas vezes durante a marinada para ficarem bem impregnados.
- Use um vinho branco seco e de boa qualidade para a marinada, pois vai influenciar o sabor do molho. Pode usar um vinho da região do Alentejo, como um Antão Vaz ou um Arinto.
- Use batatas pequenas e novas para acompanhar o cabrito, pois ficam mais saborosas e crocantes. Se não encontrar, pode usar batatas normais cortadas em pedaços pequenos. Não as descasque com muita antecedência, pois podem escurecer. Se quiser, pode cozer as batatas previamente em água temperada com sal durante 10 minutos e depois levá-las ao forno com o cabrito.
- Use cebolas médias ou grandes para acompanhar o cabrito, pois vão caramelizar no forno e dar um toque adocicado ao prato. Corte-as em quartos ou em rodelas grossas e disponha-as no fundo do tabuleiro.
- Use ervas aromáticas frescas para dar mais aroma e sabor ao cabrito assado no forno. Pode usar as que mais gostar, mas as mais usadas nesta receita são o alecrim, o tomilho e os orégãos. Pique algumas ervas e misture-as com as batatas e as cebolas antes de levar ao forno. Coloque também alguns ramos inteiros por cima do cabrito.
- Não deixe o cabrito secar no forno, pois vai ficar duro e sem graça. Regue-o frequentemente com a marinada ou com um pouco de água quente, se necessário. Use uma colher ou uma concha para molhar bem a carne e as batatas com o molho.
- Não abra o forno muitas vezes durante a cozedura, pois vai baixar a temperatura e demorar mais tempo a assar. Abra apenas quando for necessário regar o cabrito ou virá-lo.
- Nos últimos minutos da cozedura, aumente a temperatura do forno para criar uma crosta crocante na carne e nas batatas. Fique atento para não queimar o cabrito nem o molho.
- Deixe o cabrito repousar durante alguns minutos depois de sair do forno, para que os sucos da carne se distribuam e fique mais suculento. Cubra-o com papel de alumínio ou com um pano limpo enquanto repousa.