É bem capaz de ser uma das sobremesas portuguesas mais consensuais e apreciadas. Afinal de contas, poucos são aqueles que resistem a uma boa mousse de chocolate caseira, especialmente se for feita à moda antiga e seguindo a receita tradicional. O resultado é uma mousse cremosa, bem areada e que derrete na boca. Um delírio para os sentidos que queremos repetir vezes sem conta.
Não existem grandes truques para obter um resultado perfeito. O problema maior estará, eventualmente, no hábito que as cozinheiras portuguesas têm de fazer tudo “a olho”. 🙂 Sabemos que a experiência acumulada nos leva a este pequeno pecado mas, neste caso, é mesmo melhor utilizar as quantidades exatas e seguir a receita sem inventar muito.
Só assim irá conseguir obter uma mousse com a consistência perfeita e o sabor que nos remete para memórias da nossa infância. Aprenda a fazer uma deliciosa mousse de chocolate à antiga com esta receita caseira, tradicional e tipicamente portuguesa. Depois, convide a família para um almoço de Domingo e surpreenda-os com este pequeno miminho. Bom apetite! 🙂
Ingredientes:
- 200 gramas de chocolate para culinária
- 50 gramas de manteiga
- 6 ovos
- 6 colheres de sopa de açúcar
Preparação:
- Comece por partir o chocolate em pedaços pequenos.
- Junte-os com a manteiga numa taça e derreta em banho-maria.
- Entretanto, separe as gemas das claras.
- Misture o açúcar com as gemas e bata até obter um creme homogéneo e esbranquiçado.
- Adicione o chocolate derretido e volte a misturar novamente.
- Bata as claras em castelo até ficarem bem firmes.
- Incorpore as claras em castelo, aos poucos, na mistura anterior. Faça-o delicadamente com movimentos circulares.
- Distribua a mousse de chocolate por taças individuais ou por uma taça grande.
- Leve ao frigorífico durante algumas horas.
- Sirva simples ou decorada a gosto.
Dicas:
- É possível derreter o chocolate no microondas. Nesse caso, deve fazê-lo com intervalos de 30 segundos, ou seja: aqueça à potência máxima durante 30 segundos, retire e mexa e repita o processo até derreter completamente.
- Os ovos devem estar à temperatura ambiente para obter claras em castelo no ponto ideal. Retire-os do frigorífico pelo menos 20 minutos antes de começar a preparar esta receita.
- Por falar em claras em castelo: são elas que vão dar a textura areada à mousse. Por isso mesmo, devem estar bem firmes e serem incorporadas pouco a pouco e com delicadeza.
- Para um resultado perfeito, deve bater as gemas com o açúcar até deixar de sentir este último na mistura. O creme tem que ser bem liso e homogéneo.
- O tempo mínimo de frio deverá ser de 5 horas, pelo menos.
- Respeite as quantidades indicadas na receita e não a faça “a olho”. Só assim irá conseguir a verdadeira mousse de chocolate à antiga, garantindo que o resultado final é perfeito, tanto em termos de sabor como de textura.
- A mousse de chocolate tradicional é feita com poucos ingredientes mas pode enriquecê-la com outros da sua preferência. Um pouco de café irá apurar o seu sabor, por exemplo. Também combina muito bem com amêndoas laminadas.
- Há quem aprecie adicionar um pouco de licor (rum ou whisky) à receita original. Nesse caso, deixará de ser mousse se chocolate à antiga, mas se apreciar… força! 🙂