Os galegos chamam-lhe “pulpo a feira (polvo à feira)” porque, regra geral, comem este prato nos dias de feira (que na Galiza são grandes festividades populares e um pouco diferentes das feiras portuguesas). Estas festividades são mais parecidas à Feira de São Mateus, em Viseu, ou à Feira dos Santos, em Chaves: festas onde se vendem produtos mas também onde existem músicas, danças e outras tradições.
Em Portugal é conhecido como Polvo à Galega, um petisco ao qual poucos resistem. A culinária galega é, aliás, especialista na confecção de pratos e petiscos com este ingrediente. A tradição conseguiu mesmo cruzar a fronteira e fazer com que no Norte de Portugal se consuma bem mais polvo do que no Sul, especialmente na noite de Consoada.
Existem várias versões deste prato típico galego (e espanhol) mas a receita que lhe trazemos é a mais antiga e tradicional (e também a mais simples). O grande segredo é conseguir que o polvo fique macio e, para ajudar, existem alguns truques que devem ser seguidos. Aprenda a fazer um delicioso Polvo à Galega.
Ingredientes:
- 1 polvo (mais ou menos 800 gramas)
- 1 cebola
- q.b. de azeite
- q.b. de sal grosso
- q.b. de colorau doce
- q.b. de colorau picante
Preparação:
- Antes de começar a cozer o polvo, é necessário garantir que ele não fica duro e que a pele não sai. Comece por lhe dar algumas pancadas com um rolo de cozinha. Depois, espete um garfo na cabeça do polvo e mergulhe-o em água a ferver com uma cebola durante 2 segundos. Repita esta operação 3 vezes consecutivas.
- De seguida, coloque-o na panela de pressão. O tempo de cozedura varia com o tamanho do polvo mas, regra geral, deve ficar na panela durante 15 a 20 minutos (contados a partir do momento em que começa a sair a pressão).
- Assim que estiver cozido e macio, retire-o da panela e corte-o em pedaços de 2 ou 3 centímetros.
- Coloque os pedaços numa travessa e tempere com um pouco de sal.
- De seguida, polvilhe com colorau doce e, se apreciar, também com colorau picante.
- Finalmente, regue tudo com um pouco de azeite de boa qualidade.
- Sirva.
Dicas:
- Existem várias formas de tornar o polvo mais macio, mas escalá-lo 3 vezes tal como se indica nos procedimentos é a mais eficaz.
- Esta receita pode ser preparada com algumas alterações. Pode, por exemplo, colocar os pedaços de polvo cozido numa frigideira com alho e louro e fritá-los ligeiramente.
- Colorau, páprica e pimentão doce são a eterna dúvida, certo? 🙂 Serão a mesma coisa ou são condimentos diferentes? Em Portugal, são a mesma coisa embora possam divergir um pouco no teor do picante. No Brasil, colorau é o nome de um pigmento sem qualquer sabor e que serve apenas para dar cor à comida.
- A receita original e mais antiga de polvo à galega é feita com os dois tipos de colorau: doce e picante. Mas se não apreciar, pode eliminar o picante e utilizar apenas o doce.
- Este petisco galego é ótimo quando acompanhado por um bom pão. Mas, se quiser uma refeição mais completa, pode acompanhá-lo com batatas cozidas ou assadas no forno juntamente com uma salada.
- Caso opte por acompanhar com batatas cozidas, coza-as em rodelas e coloque-as em forma de camada debaixo do pedaços de polvo no momento de servir. Assim, irão absorver algum do molho e das especiarias com que temperar este prato.
Adoro este tipo de polvo. Obrigada de