A origem do salame de chocolate é italiana. Os italianos, aliás, são especialistas em fazer doces e sobremesas deste género. No entanto, por alguma razão que poucos saberão explicar, a receita tornou-se especialmente popular em Portugal. E claro, os portugueses introduziram algumas adaptações de acordo com o seu gosto pessoal.
Esta “migração de doces” não é incomum e aconteceu o mesmo com a famosa Bola de Berlim, por exemplo, que teve origem na Alemanha mas transformou-se num fenómeno de popularidade em Portugal. Quanto ao salame de chocolate, apenas podemos supor que os portugueses adoptaram este doce por afinidade cultural com os italianos.
Mas não está aqui para ouvir histórias de gastronomia, certo? 🙂 Então vá… aqui fica a receita de salame de chocolate caseiro, tipicamente português, que nasceu sob o sol da Toscana mas que ganhou asas a ouvir fado nos becos da Mouraria. Experimente e diga-nos se a sua família apreciou! Bom apetite!
Ingredientes:
- 300 gramas de bolachas secas
- 150 gramas de manteiga sem sal amolecida
- 200 gramas de chocolate amargo (50% cacau)
- 2 ovos
- 100 gramas de açúcar mascavado
- qb de açúcar em pó
Preparação:
- Derreta o chocolate em banho-maria e deixe arrefecer.
- Bata a manteiga amolecida com o açúcar de forma a obter uma mistura cremosa e esponjosa.
- Adicione um ovo de cada vez na mistura de manteiga e açúcar, continuando a bater com o liquidificador em velocidade média.
- Quando a mistura estiver pronta, acrescente o chocolate derretido mexendo sempre para incorporá-lo nos restantes ingredientes.
- Esfarele grosseiramente as bolachas e adicione-as ao creme de chocolate. Misture delicadamente com uma espátula.
- Transfira a mistura para uma folha de papel vegetal e distribua de forma a dar-lhe um formato de rolo.
- Enrole no papel vegetal e aperte as laterais para selar as pontas e evitar que a massa saia.
- Aperte bem e leve ao frigorífico durante 3 ou 4 horas ou até endurecer.
- Retire do frigorífico, remova todo o papel vegetal e polvilhe o salame de chocolate com açúcar em pó.
- Sirva o salame fatiado.
Dicas:
- Não é preciso inventar muito: as melhores bolachas para fazer este salame de chocolate caseiro é mesmo as típicas bolachas Maria. Pode utilizar outras mas não se esqueça que têm que ser secas, sem creme e com um sabor o mais neutro possível.
- Para além de bolachas, pode adicionar um pouco de frutos secos à massa. Pistácios, avelãs e amêndoas são algumas das melhores opções.
- Pode substituir o açúcar mascavado por branco ou amarelo.
- Algumas pessoas optam por conservar o salame de chocolate totalmente enrolado numa folha de alumínio. Evite fazer isso por causa dos possíveis resíduos que se podem agarrar ao salame. Se ele solidificar bem no frigorífico não irá precisar de qualquer cobertura.
- O chocolate ideal terá que ter pelo menos 50% de cacau, mas pode utilizar qualquer um até 70%. Não utilize chocolate de leite nem qualquer tipo de chocolate doce. Deve ser amargo porque a receita já leva açúcar.
- Se preferir, pode fazer esta receita com chocolate em pó. Nesse caso, em vez de açúcar deve adicionar uma lata de leite condensado (magro, de preferência).