Todos temos aqueles dias em que nos apetece comer algo doce, mas não queremos esperar muito para o fazer. Por outro lado, a correria do dia-a-dia muitas vezes não nos permite fazer sobremesas mais elaboradas… é por isso que esta tarte de amêndoa fofinha é a solução ideal para quem procura um doce saboroso mas fácil de fazer.
Esta sobremesa tem o dom de agradar até aos paladares mais exigentes e é ideal para acompanhar um chá ou um café com os seus amigos e familiares. E, quem sabe, pode mesmo ser a próxima sobremesa dos almoços de domingo aí em casa.
A receita que aqui lhe deixamos hoje é muito rápida de se fazer e tem resultados deliciosos. Uma tarte perfeita para qualquer ocasião! Reúna os ingredientes e prepare esta tarte amêndoa fofinha e deixe-se levar pelo seu sabor único. Deixamos-lhe aqui as instruções para um resultado que vai agradar a todos aí em casa. 🙂
Ingredientes:
- 200 gramas de farinha
- 170 gramas de amêndoa em palitos
- 0,5 dl leite
- 3 ovos
- 270 gramas de açúcar
- 150 gramas de manteiga
- 1 limão (raspa)
- 1 colher de chá de fermento
Preparação:
- Comece por torrar as amêndoas: coloque-as num tabuleiro e leve ao forno durante alguns minutos, a 180ºC, até ficarem douradas. Reserve.
- Misture metade da manteiga (75 gramas) com 150 gramas de açúcar. Adicione os ovos e a raspa de limão. Bata bem até obter um creme homogéneo.
- Junte a farinha e o fermento (peneirados) e misture bem.
- Verta o preparado numa tarteira untada com manteiga e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 15 minutos.
- Enquanto tem a tarteira no forno, junte a manteiga e o açúcar restantes com o leite. Leve este preparado ao lume e mexa até formar uma calda.
- Adicione as amêndoas e mexa mais um pouco.
- Abra o forno e retire a tarteira. Adicione este último preparado de amêndoa por cima e leve novamente ao forno.
- Deixe assar até que as amêndoas fiquem coradas.
- Retire do forno e deixe arrefecer.
- Desenforme e sirva.
Dicas:
- Esta tarte de amêndoa ficará ainda mais fofinha se adicionar um pouco mais de leite e de fermento, mas não exagere nas quantidades. Além disso, é essencial peneirar a farinha.
- É possível variar um pouco o aroma desta tarte consoante o seu gosto pessoal. Pode, por exemplo, trocar a raspa de limão por raspa de laranja ou adicionar um pouco de canela.
- Se não resiste a coisas doces, polvilhe a tarte com um pouco de açúcar em pó. Faça-o já depois de estar fria e antes de a servir.
- Caso queira poupar um pouco de trabalho, opte por comprar amêndoa já torrada. Pode encontrá-la facilmente em qualquer supermercado.