Todo o litoral português, especialmente no sul, possui verdadeiros mestres em gastronomia quando o assunto é preparar marisco ou pratos de peixe, sejam eles simples petiscos ou refeições mais completas. As amêijoas à Algarvia são um bom exemplo disso mesmo: nesta receita está toda a simplicidade da cozinha mediterrânica que encanta até os paladares mais exigentes.
São 3 os grandes segredos da dieta mediterrânica: produtos da terra, produtos da época e muita simplicidade na hora de preparar as refeições. Afinal de contas, quando a terra e o mar nos dão tudo aquilo de que necessitamos, para que inventar mais se o resultado é perfeito quando é preparado da forma mais simples?
Dito isto… que tal preparar umas deliciosas amêijoas à Algarvia para o seu próximo convívio com amigos ou familiares? A receita que lhe trazemos é muito simples e é também uma das mais antigas e tradicionais. O resultado final é um petisco tipicamente algarvio de comer e chorar por mais. Ficou convencida? Então reúna os ingredientes e lance mãos à obra! 🙂
Ingredientes:
- 1 kg de amêijoas limpas
- 5 dentes de alho
- 100 ml de vinho branco
- 50 ml de azeite extravirgem
- 1 ramo de coentros
- q.b. de sal
- q.b. de piripiri
Preparação:
- Se as amêijoas não estiverem limpas, coloque-as numa tigela e cubra-as com água. Adicione um pouco de sal grosso e deixe repousar durante 12 horas.
- Pique os dentes de alho finamente. Pique também os coentros. Reserve ambos.
- Verta um fio de azeite num tacho grande e adicione os alhos picados.
- Leve ao lume até que os alhos comecem alourar.
- Acrescente as amêijoas bem escorridas e parte dos coentros picados.
- Tape e deixe cozinhar até que as amêijoas abram.
- Tempere com sal e piripiri e regue com o vinho branco.
- Cozinhe em lume forte até que o vinho evapore, mexendo de vez em quando.
- Polvilhe com os restantes coentros picados.
- Sirva.
Dicas:
- Esta receita também pode ser feita com amêijoas congeladas. Os procedimentos e os ingredientes são os mesmos.
- Um dos ingredientes que melhor combina com as amêijoas é o limão. A receita original de amêijoas à Algarvia não o contém, mas se quiser pode adicionar um pouco de sumo. Nesse caso, é recomendável eliminar o vinho branco da lista de ingredientes.
- Também pode utilizar também o limão na altura de consumir as amêijoas: corte-o em gomos ou fatias para colocar ao lado do prato e espremer um pouco de sumo imediatamente antes de servir.
- O piripiri é faz parte da receita mais tradicional mas, se não aprecie, não o acrescente.
- Pode ainda substituir o coentros por salsa picada.
- Tradicionalmente, no Algarve, as amêijoas são preparadas na cataplana. Nesse caso, pode adicionar outros ingredientes e fazer uma refeição completa em vez de apenas um petisco: chouriço de carne, presunto, bacon ou tomate costumam combinar muito bem e o resultado é delicioso.
- As amêijoas à Algarvia costumam ser acompanhadas com torradas ou com um bom pão caseiro. Se estiver com muita fome, pode também acompanhar com um arroz de alho, por exemplo.
Sal !? As ameijoas ao abrirem vertem água salgada e isso é suficiente,não precisa adicionar mais sal…