A origem deste delicioso petisco tipicamente português é consensual: terá sido criado por um cozinheiro de nome João da Matta em homenagem ao poeta António de Bulhão Pato, que seria um cliente habitual do seu restaurante em Lisboa. Nasceram assim as Amêijoas à Bulhão Pato, um petisco que já foi considerado como sendo um dos melhores pratos de marisco do mundo.
Como em tudo na vida, a evolução pode trocar as voltas à ideia original e, com o tempo, surgiram algumas modificações nesta receita. A mais célebre terá sido a introdução de vinho branco na lista de ingredientes com inspiração nas também famosas Amêijoas à Espanhola, que em Espanha se chamam Amêijoas à Marinheira.
Mas como o tradicional sabe sempre melhor, optámos por lhe trazer a receita mais original e antiga que se conhece das famosas Amêijoas à Bulhão Pato. Esta é a que pode ser encontrada no livro “Cozinha Tradicional Portuguesa” de Maria de Lourdes Modesto. Como poderá comprovar, prima pela simplicidade (a única coisa realmente necessária para obter um resultado perfeito). Bom apetite!
Ingredientes:
- 1 kg de amêijoas
- 2 dentes de alho
- 1 limão
- 1 ramo de coentros
- q.b. de sal
- q.b. de pimenta
- q.b. de azeite
Preparação:
- Se as amêijoas não estiverem limpas, coloque-as de molho em água com bastante sal grosso. Mude a água várias vezes para que possam libertar a areia.
- Verta um fio de azeite num tacho e leve ao lume.
- Quando aquecer, adicione os alhos picados e deixe-os alourar um pouco.
- Junte as amêijoas e os coentros picados. Tempere com um pouco de sal e pimenta.
- Vá mexendo a frigideira de vez em quando.
- Quando as amêijoas abrirem, regue-as com o sumo de meio limão.
- Retire do lume e sirva com o restante limão cortado em quartos.
Dicas:
- A receita tradicional de Amêijoas à Bulhão Pato não inclui cebola nem vinho branco, mas pode adicionar estes ingredientes, caso aprecie. Também pode eliminar o sumo de limão, embora perca grande parte do sabor que caracteriza este petisco português.
- É também possível juntar um pouco de mostarda e piripiri, mas aí já estaríamos a fugir completamente à receita antiga e original, certo? 🙂 Se gosta de picante, experimente antes fazer Amêijoas à Algarvia, que são igualmente deliciosas.
- Há quem prefira temperar as amêijoas apenas 5 minutos antes de estarem prontas. Este método apura ainda mais o seu sabor. De qualquer das formas, não exagere na quantidade de sal e pimenta.
- Os coentros devem ser frescos, embora possa utilizá-los secos.
- Uma das melhores formas de servir este prato prato típico é com pão torrado molhado em azeite.
- Qualquer variedade de amêijoas é boa para preparar este prato mas, se for possível, escolha as mais tipicamente usadas em Portugal ou na Galiza, duas terras com tradição de excelência nestes produtos.
- Deve rejeitar as amêijoas que não abrirem quando são cozinhadas.