O arroz de cabidela é um dos pratos mais típicos e emblemáticos da gastronomia portuguesa, especialmente da região do Norte. Trata-se de um arroz cozido com carne de frango ou galinha, aproveitando o seu sangue para dar cor e sabor ao prato. O arroz de cabidela é uma receita simples, mas que requer alguns cuidados e truques para ficar bem apurado e delicioso.
Hoje, vamos ensinar-lhe como fazer um arroz de cabidela à moda do Norte, seguindo a receita tradicional, antiga e repleta de sabor. Vamos também dar-lhe algumas dicas para escolher os melhores ingredientes, preparar o sangue, temperar a carne e cozer o arroz.
No final, terá um prato reconfortante, saboroso e que faz as delícias de todos. Acompanhe-nos nesta viagem gastronómica pelo Norte de Portugal e descubra os segredos do arroz de cabidela.
Ingredientes:
- 1 frango ou galinha caseiro (com o sangue)
- 500 g de arroz carolino
- 1 cebola grande
- 4 dentes de alho
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 3 colheres (sopa) de vinagre
- 2 folhas de louro
- Sal e pimenta q.b.
- Salsa picada q.b.
Preparação:
- Comece por arranjar o frango ou a galinha, retirando-lhe as vísceras, a pele e a gordura.
- Corte-o em pedaços pequenos e lave-os bem em água corrente.
- Coloque o sangue numa tigela e misture-o com o vinagre. Reserve no frigorífico até ao momento de usar.
- Descasque e pique a cebola e os dentes de alho. Numa panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
- Junte os pedaços de frango ou galinha à panela e tempere com sal, pimenta e as folhas de louro. Deixe alourar bem de todos os lados, mexendo ocasionalmente.
- Cubra a carne com água quente e deixe cozinhar em lume brando até ficar tenra, cerca de 40 minutos. Se necessário, acrescente mais água durante a cozedura.
- Quando a carne estiver cozida, meça o caldo da cozedura e veja se tem cerca de 1 litro. Se tiver mais, deixe reduzir em lume forte. Se tiver menos, acrescente mais água quente.
- Junte o arroz ao caldo e deixe cozer em lume médio-alto até ficar solto e cozido, cerca de 15 minutos. Mexa de vez em quando para não pegar no fundo da panela.
- Por fim, junte o sangue com o vinagre ao arroz e envolva bem. Deixe cozinhar mais alguns minutos até o sangue coagular e dar uma cor escura ao arroz.
- Sirva o arroz de cabidela polvilhado com salsa picada e acompanhado com os pedaços de frango ou galinha.
Dicas:
- Escolha um frango ou uma galinha caseiros, pois têm mais sabor e textura do que os criados em aviário. Peça ao seu talhante para lhe reservar o sangue do animal quando o matar.
- Se não tiver sangue fresco, pode usar sangue congelado, que se vende em alguns talhos ou supermercados. Nesse caso, descongele-o antes de usar e misture-o com o vinagre.
- O vinagre serve para evitar que o sangue coalhe antes de ser adicionado ao arroz. Pode usar vinagre de vinho branco, tinto ou de sidra, conforme o seu gosto.
- O arroz carolino é o mais indicado para esta receita, pois absorve bem o caldo e fica cremoso. Se não tiver, pode usar outro tipo de arroz, mas ajuste a quantidade de água conforme as instruções da embalagem.
- Não coza demasiado o arroz, pois ele vai continuar a cozer com o calor residual da panela. O ponto ideal é quando ele está solto, mas ainda húmido.
- Se gostar, pode acrescentar outros ingredientes ao arroz de cabidela, como cenoura, ervilhas, bacon ou chouriço. Nesse caso, junte-os ao refogado da cebola e do alho ou à cozedura da carne.
Muito obrigada pela partilha