Acredita-se que a origem do Caldo Verde se localiza no Norte de Portugal, algures depois do século XV. Como podemos ter tanta certeza disso? Antes dessa época não existia batata na Europa (foi trazida da América) e a couve utilizada na receita original é típica do Minho. Era uma sopa apreciada sobretudo pelos trabalhadores rurais por ser feita com ingredientes baratos e nem por isso deixar de ser reconfortante.
Esta tendência é, aliás, comum a muitos outros pratos típicos portugueses: aquilo que antigamente era considerado como “comida dos mais pobres”, hoje é visto como autênticas iguarias às quais ninguém resiste. A verdade é que a fama do caldo verde à moda do Minho espalhou-se por todo o país, gerando várias receitas diferentes e algumas delas com muitas alterações em relação à original.
Mas o original sabe sempre melhor, certo? Pelo menos é assim que nós pensamos e, por isso, as receitas antigas e tradicionais são aquelas que mais gosto nos dá partilhar e divulgar. Ficou convencida? Então faça hoje mesmo este delicioso caldo verde à moda do Minho. E claro: não se esqueça da rodela de chouriço e da fatia de broa! 🙂 Bom apetite!
Ingredientes:
- 400 gramas de batata para cozer
- 300 gramas de couve galega
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 1 litro de água
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sobremesa de sal
- qb de chouriço
- 6 fatias de broa de milho
Preparação:
- Comece por lavar bem a couve e cortá-la em juliana. Reserve.
- Numa panela com água abundante, coza as batatas (descascadas e cortadas em cubos) juntamente com os dentes de alho e a cebola.
- Tempere com um pouco de sal grosso.
- Tape a panela e deixe cozer em lume médio durante 20 minutos (ou até as batatas estarem cozidas).
- Reduza a puré com a ajuda da varinha mágica.
- Adicione a couve cortada em juliana e deixe ferver durante 5 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Retire a panela do lume e distribua porções de caldo verde em malgas individuais.
- Regue com um fio de azeite e coloque 1 ou 2 rodelas de chouriço em cada uma delas.
- Sirva acompanhado com fatias de broa.
Dicas:
- Nem todas as couves são boas para preparar caldo verde. A mais indicada é couve galega (esta variedade também é conhecida por “couve portuguesa” e por outros nomes que variam consoante a região do país).
- Também é possível preparar caldo verde com a chamada couve penca, seja ela de Chaves, de Mirandela ou da Póvoa.
- Regra geral, as melhores couves para fazer caldo verde possuem folhas largas e verdes escuras, sendo recomendável utilizá-las quando são relativamente jovens (folhas demasiado velhas podem não produzir uma sopa de qualidade).
- Quando cortar a couve em juliana, descarte os talos mais grossos da couve e utilize apenas as folhas.
- A proporção de batata e couve depende apenas do seu gosto pessoal. Vá experimentando até encontrar as quantidades que produzem um resultado ideal para si. O mesmo se pode aplicar à quantidade de cebola.
- A rodela de chouriço é opcional mas confie em nós: só ela proporciona o verdadeiro aroma da receita tradicional de caldo verde à minhota.
- Também a broa de milho é opcional, mas altamente recomendável.
Parabéns pela divulgação…