Esta é aquela sopa que sempre fez parte da nossa infância e que sabia sempre melhor quando era feita pelas nossas mães e avós, por muito que tentemos copiar a receita delas. É que, no caso da canja de galinha à moda antiga, o segredo é mesmo o carinho com que faz a receita e, nesse detalhe, ninguém era capaz de superar a nossa mãe, certo? 🙂
Existem muitas receitas diferentes de canja de galinha, que podem variar de região para região e até de família para família. A base é sempre a mesma, mas muitos outros ingredientes podem ser adicionados para torná-la ainda mais reconfortante.
Mas se chegou até aqui é porque procurou pela forma mais tradicional de a fazer, não é verdade? Por isso mesmo, trazemos-lhe hoje esta receita tipicamente portuguesa de canja de galinha à moda antiga. Pode ser um pouco diferente daquela que a sua mãe fazia, mas pode ter a certeza que é deliciosa. Bom apetite!
Ingredientes:
- ½ galinha caseira
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 cenoura
- 80 gramas de aletria (ou massa pevide)
- 2 ovos cozidos
- qb de sal
- 1 raminho de hortelã
Preparação:
- Coza a galinha, a cenoura, os dentes de alho inteiros e a cebola num tacho com 2 litros de água.
- Quando terminar de cozer, retire a galinha e a cenoura. Reserve a água do caldo. Descarte a cebola e os dentes de alho.
- Desfie a galinha, retirando pele e ossos. Pique a cenoura. Reserve.
- Passe a água do caldo por um coador.
- Leve o caldo de novo ao lume (já coado).
- Assim que começar a ferver, adicione a aletria e coza durante 7 minutos, mais ou menos.
- Bata as gemas dos ovos cozidos com um garfo.
- Retire um pouco de caldo e adicione-o às gemas.
- Envolva e volte a adicionar esta misture ao caldo (passando novamente pelo coador).
- Junte a galinha desfiada e a cenoura picada.
- Deixe cozinhar durante mais 4 ou 5 minutos.
- Retire do lume e sirva com folhas de hortelã.
Dicas:
- Como deve ter reparado, a receita mais tradicional de canja de galinha portuguesa dá algum trabalho a fazer e exige paciência.
- Um dos passos essenciais para obter uma textura correta é passar o caldo e as gemas pelo coador. No entanto, se preferir poupar algum tempo, pode adicionar as gemas de ovo inteiras. O caldo, esse, deve ser sempre coado.
- Se apreciar, pode utilizar coentros em vez de hortelã.
- A aletria é a base da canja de galinha à moda antiga, mas pode usar outra massa da sua preferência. Tenha em atenção que, neste caso, deve escolher massas pequenas.