Sempre que chega o São Martinho, chegam também os vendedores de castanhas nas ruas das vilas e cidades portuguesas. Comprar uma dose de castanhas assadas e comê-las ali mesmo é um prazer especial que nos remete para as memórias da nossa infância.
Mas como assar castanhas no forno que saibam tão bem como as que são compradas na rua? Bem… se quer o melhor resultado possível, convém usar carvão e uma lareira para as assar. Mas como sabemos que nem todos possuem essas condições, aqui vai uma receita de castanhas assadas no forno.
O resultado é simplesmente delicioso. Pode comê-las de forma simples, apenas polvilhadas com sal grosso, ou adicionando algumas especiarias. E também acrescentamos alguns truques e dicas para que saibam ainda melhor. Aprenda a fazer castanhas assadas no forno!
Ingredientes:
- 1 kg de castanhas
- qb de sal grosso
- qb de água
Preparação:
- Lave muito bem as castanhas em água corrente.
- Faça um corte lateral, não muito profundo, em cada uma delas.
- Mergulhe-as em água e sal grosso e deixe repousar durante 20 minutos.
- Retire-as da água e polvilhe com sal grosso.
- Leve no forno, pré-aquecido a 200ºC, durante 40 minutos.
- Mexa-as e mude-as de posição a meio da assadura.
- Retire-as do forno e cubra-as com um pano de cozinha durante 10 minutos.
- Sirva.
Dicas:
- Se quiser dar um aroma extra às castanhas assadas, pode polvilhá-las com alecrim ou erva-doce. Deve fazê-lo imediatamente após retirá-las do forno e antes de as abafar com o pano de cozinha.
- Algumas pessoas gostam de as barrar com manteiga antes de as comer. Se é esse o seu caso, força!
- Um dos truques para que fiquem ainda mais saborosas é borrifá-las com um pouco de água no momento em que as leva ao forno.
- E por falar em levar ao forno: coloque-as no tabuleiro sem as sobrepor de forma a que todas possam assar de forma uniforme.
- O tempo de assadura pode depender do tamanho das castanhas. Se forem pequenos, devem bastar 25 minutos a 180ºC. Se forem grandes, opte por 40 minutos a 200ºC.
- Normalmente, estão prontas quando a casca começa a abrir. Mas se tiver dúvidas, retire uma e prove-a.
- Deve descascar as castanhas enquanto ainda estão quentes. Se esperar que arrefeçam, a casca irá colar novamente e será mais difícil retirá-la.
- Acompanhe com água-pé, moscatel, vinho tinto ou, obviamente, uma deliciosa jeropiga.