O Outono tem um sabor especial. Sabe à terra molhada pelas primeiras chuvas, às folhas amarelas e vermelhas que pintam o chão, ao vinho novo e, claro, às castanhas. E se forem castanhas cozinhas à boa maneira de Trás-os-Montes, melhor ainda. 🙂
É nesta região portuguesa onde está mais enraizado o hábito de consumir castanhas. Afinal de contas, é aqui que eles são maioritariamente produzidas a nível nacional, com destaque principal para as castanhas de Carrazedo de Montenegro.
Se quiser comê-las à boa maneira transmontana, é só cozê-las em água e sal. Mas possível adicionar um pouco mais de aroma e sabor, caso prefira. Aprenda a fazer umas deliciosas castanhas assadas com erva doce e canela.
Ingredientes:
- 1 litro de água
- 1 kg de castanhas
- 1 pau de canela
- 1 colher de sopa de erva doce
- 1 colher de sopa de sal grosso
Preparação:
- Comece por lavar bem as castanhas e faça um corte longitudinal em cada uma delas.
- Leve a água ao lume e adicione as castanhas.
- Junte 1 pau de canela, 1 colher de sopa de erva doce e 1 colher de sopa de sal grosso.
- Deixe cozer durante 20 ou 20 minutos, dependendo do tamanho das castanhas.
- Escorra a água e transfira as castanhas para um recipiente.
- Abafe-as com um pano de cozinhas durante 10 minutos.
- Descasque-as e sirva.
Dicas:
- Não há como negá-lo: existem muitas formas de aromatizar as castanhas cozidas. A nossa sugestão é fazê-lo com erva doce e canela, mas pode também optar por louro, alho ou alecrim. Escolha a opção que quiser, mas adicione sempre uma colher de sal grosso para apurar o sabor.
- Se quiser fazer umas castanhas ainda mais suaves e apetitosas pode deixá-las na panela após a cozedura, ainda com água, durante 10 minutos. Depois, retire-as ainda mornas, descasque-as e sirva.
- Pode também cozê-las na panela de pressão para que fiquem ainda mais macias.
- Algumas pessoas gostam de barrar as castanhas com um pouco de manteiga antes de as comer. Se é esse o seu caso, força!
- Se quiser comê-las “à moda antiga e seguindo a receita mais tradicional” basta cozê-las com água e sal grosso. Aliás, é assim que se comem as castanhas cozidas em Trás-os-Montes, a região portuguesa com mais tradição na preparação de pratos com este ingrediente.
- A qualidade das castanhas é essencial para um resultado satisfatório. Escolha apenas castanhas ainda rijas e com a casca brilhante. A melhor variedade é a “judia”, especialmente se tiver origem na Serra da Padrela, cujo centro de produção principal é Carrazedo de Montenegro, no concelho de Valpaços.