As oreos são umas bolachas de chocolate com um recheio cheio de sabor, que são muito populares em todo o mundo, e que têm transformado o mundo das sobremesas graças à sua versatilidade e ao seu gosto tão único e inconfundível. Com oreos, consegue fazer todo o tipo de sobremesas, sempre com resultados excelentes e rápidos.
Esse é o caso deste cheesecake de oreo, que combina uma receita tradicional com a novidade destas bolachinhas. No final, obtém-se um cheesecake cremoso e com um toque diferente dado pelos biscoitos, que ajudam a trazer mais textura e sabor à sua receita e a vão elevar a um patamar de excelência.
Deste modo, consegue uma sobremesa que agrada a todos os que a provam e que fica perfeita em todo o tipo de ocasiões, desde jantares com amigos ou família (ou convidados de cerimónia) a um final de refeição perfeito durante a semana, e após um longo dia de trabalho. Deite mãos à obra e delicie-se com os resultados!
Ingredientes:
Para o recheio
- 300 g de queijo creme à temperatura ambiente
- 400 ml de natas
- 1/2 copo de açúcar
- 3 folhas de gelatina
- 8 bolachas oreo
Para a base
- 24 bolachas oreo
- 60 g de manteiga derretida
Para a cobertura
- 2 bolachas oreo
Preparação:
- Esmague bem as bolachas com a ajuda de um processador de alimentos.
- Coloque estas migalhas numa taça, adicione a manteiga derretida e misture bem.
- Forre uma forma com papel vegetal e coloque a mistura de bolachas e manteiga no fundo, pressionando e ajeitando com a ajuda de uma espátula, de modo a cobrir todo o fundo. Coloque a forma no frigorífico.
- Parta as folhas de gelatina ao meio e coloque-as numa taça com água fria. Deixe que a gelatina hidrate por 5 minutos.
- Numa taça, bata o queijo creme em velocidade média, até que este fique cremoso.
- Adicione-lhe as natas e o açúcar e bata novamente.
- Escorra a gelatina. Coloque-a num copo e leve ao micro-ondas por 15 segundos, para derreter.
- Junte a gelatina à mistura de queijo creme e mexa. Depois, parta 8 oreos grosseiramente e junte-as à mistura, envolvendo bem.
- Tire a forma do frigorífico e despeje o creme por cima. Alise a superfície com a ajuda de uma espátula.
- Leve novamente ao frigorífico por 4 a 5 horas, ou de um dia para o outro.
- Decore com duas bolachas oreo partidas antes de servir.
Dicas:
- Se quiser, pode usar algumas ervas aromáticas da sua preferência na base. Uma boa opção é a menta bem picada, que traz um toque diferente ao cheesecake de oreo.
- Se não tiver um processador de alimentos, pode colocar as bolachas que vai usar na base num saco hermético e parti-las com a ajuda de um martelo ou de um rolo da massa.
- Quando adicionar as natas e açúcar ao queijo creme, pode juntar aos poucos de cada vez e ir mexendo entre cada adição, para garantir que tudo fica bem incorporado.
- Pode ser necessário deixar a gelatina no micro-ondas por mais de 15 segundos. A gelatina estará pronta a usar quando estiver líquida.
- Para uma versão ainda mais refrescante, pode colocar o cheesecake de oreo no congelador. Alguns minutos antes de servir, retire a sobremesa do congelador, para ser mais fácil de fatiar.
- Para além de usar as bolachas oreo para decorar, pode também usar um pouco de hortelã para decorar e trazer mais sabor ao seu cheesecake.