O Outono é aquela época mágica do ano em que começam a chegar as castanhas assadas que tanto adoramos e o novo vinho. E uma das melhores formas de acompanhar as castanhas é com uma tradicional jeropiga caseira.
A jeropiga é um licor tradicionalmente português feito com mosto (sumo de uva quase a iniciar o processo de fermentação), aguardente e açúcar. Pode ainda levar algumas especiarias para lhe conferir um aroma extra.
Se quer preparar jeropiga em casa mas já não se lembra como os seus pais ou avós a faziam, então basta seguir a nossa receita, simples e fácil, deste típico licor português. Bom proveito! 🙂
Ingredientes:
- 1 litro de mosto (sumo de uva)
- 2 litros de aguardente
- 300 gramas de açúcar
- Um pau de canela (opcional)
- Cravinho da Índia (opcional)
Preparação:
- Assim que esmagar as uvas retire a quantidade de mosto (sumo) que deseja utilizar para produzir a jeropiga.
- Coloque-o num recipiente (de vidro, barro ou cerâmica) e feche bem. Deixe repousar durante mais ou menos 2 dias para que possa iniciar a fermentação.
- Assim que o mosto começar a cheirar a vinho (sinal que começou a fermentar) adicione a aguardente e o açúcar e mexa bem.
- NOTA: se quiser aromatizar a jeropiga com canela ou cravinho da Índia, é nesta fase que as deve adicionar.
- Guarde o líquido num recipiente e feche hermeticamente (de forma a não deixar entrar o ar).
- Deixe repousar durante um mês.
- Finalizado este tempo, abra e coe o líquido para garrafas de vidro.
- Armazene as garrafas num local fresco e seco.
- Desfrute da jeropiga com umas boas castanhas assadas!
Dicas:
- Para um resultado perfeito, a quantidade de mosto deve ser o dobro da quantidade de aguardente. No entanto, se quer uma jeropiga mais suave, pode colocar o triplo.
- A receita tradicional de jeropiga é feita sem especiarias. A canela e o cravinho da Índia proporcionam um aroma e sabor mais forte que pode não ser do seu agrado. Adicione-as apenas se tiver a certeza que vai gostar do resultado final.
- Se for guardada num local fresco e seco e em recipientes limpos e bem fechados, a jeropiga pode preservar-se durante vários anos.