No tempo em que as freiras dos conventos portugueses se entediavam com falta de coisas para fazer havia também muitos ovos e açúcar à disposição. E o que fazer com estes ingredientes? Bem… as nossas engenhosas freiras, talvez bastante gulosas, inventaram doces conventuais às centenas um pouco por todo o país. Assim nasceram os Papos de Anjo de Mirandela.
Curiosamente, este doce existe de norte a sul de Portugal com algumas ligeiras diferenças. Mas em Mirandela resolveram levar a criatividade ao limite e inovaram por completo na sua preparação. Aliás, alteraram tanto a receita original que quase nem faz sentido chamar-lhes papos de anjo, mas isso é outra história.
Nesta terra transmontana, esta iguaria é feita com doce de frutas e não é mergulhado em calda. Além disso, leva mais ovos do que a receita normal. Mas o que importa mesmo é o resultado, certo? E esse, pode ter a certeza, é delicioso. Aprenda a fazer Papos de Anjo de Mirandela com esta receita antiga e tradicional.
Ingredientes:
- 500 gramas de açúcar
- 3 ou 4 colheres de sopa de doce de fruta à sua escolha (pêssego, morango, etc…)
- 8 ovos
- 7 gemas
- 1 colher de chá de canela
- qb de açúcar para polvilhar
Preparação:
- Dica prévia: na preparação desta receita pode usar o doce de fruta que preferir exceto de maçã, marmelada ou qualquer tipo de geleia.
- Comece por levar o açúcar ao lume com um copo de água (2 dl). Deixe ferver até obter o ponto de espadana (normalmente, o ponto de espadana corresponde a 3 minutos de fervura e é visível quando, ao colher o preparado com uma escumadeira, ele cai em forma de lâmina ou espada).
- Adicione o doce que escolheu e deixe ferver de novo até obter novamente o ponto de espadana.
- Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
- Enquanto arrefece, bata os ovos com as gemas.
- Adicione a mistura batida de ovos e gemas ao preparado anterior. Junte também a canela.
- Envolva delicadamente.
- Transfira o preparado para formas pequenas previamente untadas com manteiga ou azeite.
- Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, até ficarem prontos (mais ou menos 40 minutos).
- NOTA: o tempo no forno irá depender do sucesso com que fez o ponto de espadana. Por isso, é melhor ir vigiando e controlar “a olho”. Vai ver que é fácil perceber quando os papos de anjo ficam prontos.
- Retire do forno e deixe arrefecer um pouco.
- Polvilhe com açúcar e sirva.
Dicas:
- O aviso para evitar marmelada, geleias ou doce de maçã não é feito por acaso ou por sermos “esquisitos”. 🙂 O que sucede é que o doce tem que ter uma consistência que lhe permita envolver-se bem com a calda de açúcar.
- Dito isto, pode usar qualquer tipo de compota ou doce. Por exemplo, pode até usar doce de abóbora (desde que não tenha nozes). E é este pormenor que torna os papos de anjo de Mirandela ainda mais interessantes: o seu sabor varia de acordo com o doce que utiliza.
- A receita de papos de anjo varia muito consoante as regiões portuguesas e esta é capaz de ser uma das mais diferentes e originais. Aproveite para dar largas à sua imaginação e prepará-la com vários doces diferentes até descobrir de qual gosta mais.
- Pode apurar um pouco mais o sabor deste doce conventual adicionando algumas raspas ou sumo de limão (mas não exagere).
- Não se preocupe se não atingir o ponto de espadana na perfeição. É algo que só se consegue após muita prática. Caso tenha dúvidas, conte 3 minutos após começar a ferver e já está!