Há aromas e sabores que nos remetem para a infância e o pudim de ovos à moda antiga é um exemplo perfeito disso mesmo. A receita e o modo como é preparado segue as regras mais tradicionais da culinária portuguesa e faz-nos lembrar os doces que as avós preparavam para os seus netos: simples, mas deliciosos e, sobretudo, repletos de carinho.
E a verdade é que, um dos truques para preparar doces e sobremesas na perfeição, é seguir as receitas mais antigas e tradicionais. Afinal de contas, para quê inventar se o original funciona na perfeição? Este pudim de ovos caseiro, feito à moda antiga, é preparado com ingredientes simples e facilmente acessíveis e esse é um dos maiores segredos do seu sucesso.
Ficou convencida? Então reúna tudo aquilo que necessita e prepare um delicioso e reconfortante pudim de ovos à moda antiga. Depois, convide a família (especialmente os mais pequenos) para se juntarem à volta da mesa e saborearem as delícias que a cozinha tradicional portuguesa é capaz de produzir. Não se esqueça de nos contar como ficou! Bom apetite! 🙂
Ingredientes:
- 7 ovos
- 500 gramas de açúcar
- 750 ml de leite
- 1 colher de sopa de maizena
- qb de caramelo
Preparação:
- Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC.
- Caramelize a forma do pudim e reserve.
- Numa taça, misture o açúcar, a farinha maizena e os ovos.
- Mexa bem até obter um creme aveludado.
- Adicione o leite e envolva até obter uma mistura homogénea.
- Verta o preparado na forma e leve ao forno em banho-maria.
- Cozinhe durante 50 a 60 minutos.
- Desligue o forno e deixe que o pudim arrefeça completamente.
- Coloque-o no frigorífico de um dia para o outro.
- Desenforme apenas antes de servir.
Dicas:
- Uma das formas de evitar que o fundo se queime é cobrir a forma do pudim com papel de alumínio.
- Aqueça a água que vai utilizar no banho-maria antes de a introduzir no forno para evitar que a temperatura do mesmo desça bruscamente e prejudique a cozedura do pudim.
- Uma das melhores formas de adicionar um pouco de aroma extra a este pudim de ovos caseiro é fervendo o leite com um pau de canela e uma casca de limão. Depois, deixe arrefecer o leite e adicione-o à mistura de ovos e açúcar.
- Se aprecia aromas cítricos, adicione raspas de laranja ou de limão. Para além do ligeiro travo a acidez, irá reforçar o sabor dos outros ingredientes.
- A receita tradicional do pudim de ovos é feita com poucos ingredientes e de forma muito simples. Mas pode adicionar-lhe uma vagem de baunilha (ou essência de baunilha), caso aprecie.
- A colher de sopa de farinha maizena serve para dar alguma consistência ao pudim. Irá torná-lo mais aveludado e recomendamos que não a elimine da lista de ingredientes.
- Se tiver dificuldades em desenformar o pudim, coloque a forma no fogão durante alguns minutos para derreter o caramelo.
- Este pudim de ovos à moda antiga é ótimo quando consumido de forma simples, mas pode decorá-lo com frutos secos ou até bolacha triturada.