Poucas são as receitas com o dom de nos fazer transportar no tempo e regressar à nossa infância e aos dias em que a avó preparava, com todo o carinho, uma sobremesa para os netos que era servida depois do almoço em família no Domingo. Mas a serradura da avó tem esse poder de nos trazer à memória os momentos em que éramos felizes com tão pouco.
A receita tradicional desta sobremesa tipicamente portuguesa é feita com ingredientes simples. E aqui entre nós: para quê inventar se o original funciona na perfeição? A serradura, para ficar deliciosa, não precisa de grandes inovações: basta fazê-la como a nossa avó fazia e o resultado será sempre perfeito (se conseguirmos a isso juntar o carinho com que ela o preparava, claro).
Ficou convencida? Então reúna os ingredientes (não são muitos) e prepare uma pequena surpresa para os mais pequenos aí de casa. Faça-os sentir como você se sentia quando era criança e uma coisa lhe garanto: quando eles crescerem vão guardar esses momentos com muito carinho no coração deles. Aprenda a fazer uma deliciosa serradura da avó.
Ingredientes:
- 3 pacotes de natas (600ml)
- 1 lata de leite condensado
- 1 pacote de bolachas Maria
Preparação:
- Comece por triturar as bolachas em pedaços muito finos. Reserve.
- Bata as natas (à mão ou com a batedeira) até ficarem bem cremosas.
- Adicione o leite condensado às natas e envolva muito bem.
- Numa taça grande ou taças de pequenas dimensões, disponha uma primeira camada de bolacha triturada seguida de uma camada de natas.
- Coloque de novo uma camada de bolacha e outra de natas.
- Finalmente, polvilhe com a bolacha triturada que sobrou.
- Leve ao frio durante 3 horas, pelo menos, até ficarem com uma consistência firme.
- Sirva.
Dicas:
- Se não quiser ter tanto trabalho, pode colocar apenas uma camada de natas e cobrir com as bolachas trituradas. No entanto, um dos segredos desta receita de serradura da avó é a textura e, essa, só pode ser alcançada alternando as camadas.
- A escolha das natas é essencial para o sucesso desta receita. Não deve utilizar as chamadas “natas para culinária” já que estas possuem menos gordura e por isso não irão ficar tão cremosas.
- Pode utilizar vários tipos de bolacha, inclusivamente as famosas “Oreo”. No entanto, deve tentar escolher bolachas com um sabor mais neutro ou, caso contrário, a sobremesa será alterada radicalmente.
- Por falar em bolachas: triture-as de acordo com o seu gosto pessoal, mas evite triturá-las demasiado. Se ficarem com uma textura tipo “areia”, irão dissolverem nas natas e alterar a consistência da sobremesa.