A tortilha espanhola é um prato tradicional e delicioso que é servido como tapas um pouco por toda a Espanha. Esta receita, cujo maior segredo está na sua simplicidade, é feita com ingredientes básicos como batatas, ovos e cebola. É uma opção perfeita para um almoço rápido ou para um jantar leve, e pode ser servida quente ou fria.
A tortilha espanhola é um prato versátil que pode ser adaptado de acordo com o gosto pessoal. Algumas pessoas gostam de adicionar ingredientes como pimentos, espinafres ou chouriço para dar um toque extra de sabor. Outras preferem manter a receita simples e tradicional, usando apenas os ingredientes básicos.
Uma das coisas mais interessantes sobre a tortilha espanhola é a sua história. Acredita-se que tenha sido criada durante a Guerra Civil Espanhola, quando as pessoas tinham poucos ingredientes disponíveis e precisavam de encontrar maneiras criativas de alimentar as suas famílias. A tortilha espanhola tornou-se rapidamente popular devido à sua facilidade de preparação e ao seu sabor delicioso. Aprenda a fazê-la segundo a receita original.
Ingredientes:
- 3 ovos
- 300 gramas de batatas galegas ou especiais para fritar
- Azeite extra virgem para fritar as batatas
- Meia cebola (opcional)
- Sal (a gosto)
Preparação:
- Descasque as batatas, lave-as para remover sujidades e seque-as.
- Corte-as fatias semi-finas e coloque-as numa tigela grande.
- Adicione sal a gosto e misture bem.
- Frite as batatas em azeite até ficarem macias.
- Enquanto as batatas fritam, bata os ovos noutro recipiente. Reserve.
- Corte as fatias de cebola em fatias finas (caso decida utilizá-la).
- Frite a cebola noutra frigideira até ela caramelizar.
- Transfira a cebola caramelizada para o recipiente com os ovos batidos e misture. Reserve.
- Transfira as batatas fritas para a frigideira onde caramelizou a cebola.
- Adicione a mistura de ovos e cebola às batatas.
- Cozinhe em lume médio até dourar de ambos os lados.
- Retire e sirva.
Dicas:
- A escolha das batatas é uma das partes essenciais para garantir uma tortilha espanhola de qualidade. Certifique-se que são batatas próprias para fritar.
- A adição de cebola é opcional e depende apenas do seu gosto pessoal. No entanto, é assim a receita tradicional de tortilha espanhola. Mesmo que esteja com dúvidas, aconselhamos a que dê uma oportunidade à versão original da receita. Se não gostar do resultado final, na próxima vez faça este prato sem cebola.
- Em vez de adicionar sal às batatas antes de as fritar, pode adicioná-lo depois de estarem fritas.
- Não é obrigatório misturar as batatas com os ovos na frigideira onde caramelizou a cebola. Trata-se apenas de economizar utensílios.
- Algumas pessoas preferem que o interior da tortilha seja ligeiramente cremoso. Se é o seu caso, basta não deixar cozer demasiado o ovo.
- Se é um fã incondicional de pimenta e estranhou que esta receita não a inclua, basta adicioná-la aos ovos batidos. Por falar nisso, pode também adicionar um pouco de salsa picada, caso aprecie.
- Pode também adicionar outros ingredientes caso queira enriquecer a tortilha espanhola e transformá-la num prato principal. Um das melhores adições é fatias de chouriço. Tenha em atenção que o chouriço pode largar muita gordura e, se for picante, irá modificar radicalmente o sabor da tortilha. Prefira um chouriço de sabor suave.
- A receita que lhe apresentámos é para 2 pessoas. Se quiser fazer para 6, use 8 ovos e 1kg de batatas.