Esta é uma daquelas receitas que nos transportam para as memórias da nossa infância e para os momentos em que as nossas avós preparavam uma refeição tradicional para toda a família. Falamos do arroz de feijão e tomate malandrinho, um prato incontornável na culinária portuguesa e que serve de acompanhamento para quase tudo.
Normalmente, acompanha pratos de peixe frito ou grelhado, embora o possa fazer em qualquer outra ocasião. O que importa é que, quando feito à moda antiga e segundo a receita mais tradicional, o resultado nunca deixa ninguém indiferente.
Ficou convencida? Então reúna os ingredientes e prepare hoje mesmo este delicioso arroz de feijão e tomate (bem malandrinho, como manda a tradição) e surpreenda todos em casa. Depois diga-nos como ficou! Bom apetite! 🙂
Ingredientes:
- 1 chávena de arroz carolino
- 3 chávenas de água
- 1 pacote de polpa de tomate
- 2 tomates médios
- 200 gramas de feijão vermelho (já cozido)
- 1 cebola
- ½ pimento vermelho
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 folhas de louro
- 6 folhas de manjericão fresco (opcional)
- 1 ramo de salsa (ou coentros)
- 1 pitada de sal
Preparação:
- Descasque a cebola e pique-a em pedaços pequenos. Reserve.
- Corte os tomates e o pimento em cubos pequenos. Reserve.
- Verta um fio de azeite num tacho e refogue a cebola e as folhas de louro.
- Quando a cebola ficar translúcida, adicione as folhas de manjericão picadas.
- Junte os cubos de pimento e deixe saltear durante 1 ou 2 minutos.
- Adicione a polpa e os cubos de tomate. Envolva bem, tape o tacho e deixe cozinhar em lume médio durante 5 minutos.
- Junte o arroz (já lavado), a água (à temperatura ambiente) e uma pitada de sal.
- Envolva bem e tape o tacho quando começar a ferver novamente.
- Deixe cozinhar durante 10 minutos, mexendo ocasionalmente para evitar que o arroz cole ao fundo do tacho.
- Finalmente, adicione o feijão já cozido e retifique os temperos, se for necessário. Deixe cozinhar durante mais 2 minutos com o tacho destapado.
- Polvilhe com salsa picada (ou coentros) e sirva de imediato.
Dicas:
- Sempre que quiser fazer um arroz malandrinho, deve usar uma proporção de 3:1, ou seja: 3 chávenas de água por cada chávena de arroz.
- O tipo de arroz mais indicado para fazer esta receita (e qualquer outra que cujo resultado final seja “molhadinho”) é o carolino. Trata-se de um arroz mais curto e com mais goma, que absorve mais água e fica mais cremoso. Pode, obviamente, substituir por agulha ou basmati, mas o resultado será um pouco diferente.
- Se pretende fazer esta refeição para levar para o trabalho e comer durante os dias seguintes, deve saltear primeiro o arroz em azeite e só depois adicionar o tomate, a água e os temperos. Este detalhe irá fazer com que o arroz absorva menos água e se torne empapado com o passar do tempo.
- O manjericão é opcional, mas adiciona um sabor inconfundível ao arroz de feijão e tomate. Quanto ao uso de salsa ou coentros… é o eterno dilema! Ambas ervas aromáticas resultam muito bem e por isso deve escolher aquela que for mais do seu agrado.
- Esta receita é feita sem adicionar alho ao refogado mas, se apreciar, pode fazê-lo.