Existem muitas formas diferentes de preparar leite creme, uma das sobremesas preferidas dos portugueses. A sua origem é um pouco incerta e controversa: é atribuída aos franceses e terá referida pela primeira vez no ano 1691. No entanto, os ingleses também reclamam para si a autoria desta sobremesa.
Polémicas à parte, o certo é que a sua fama espalhou-se um pouco por toda a Europa. Existem versões em França, Espanha e em Portugal sendo que é aqui, no recanto lusitano, que mais variedade de receitas existe. Uma das versões portuguesas mais antigas que se conhece é o leite creme conventual. Outra, menos conhecida mas igualmente deliciosa, é o leite creme à moda do Minho.
Seja qual for a versão que decida preparar, o mais importante é escolher ingredientes de qualidade. Se assim for, o sucesso é garantido e os seus convidados irão querer repetir este doce vezes sem conta. Aprenda a fazer um delicioso leite creme à moda do Minho com esta receita antiga e tradicional.
Ingredientes:
- 6 gemas
- 1 litro de leite
- 200 gramas de açúcar
- 1 limão
- 40 gramas de farinha maizena
Preparação:
- Misture as gemas com o açúcar, a farinha maizena e um pouco de leite num recipiente.
- Mexa até obter um creme homogéneo. Reserve.
- Leve o restante leite ao lume juntamente com algumas tiras de casca de limão.
- Assim que começar a ferver, retire-o do lume e adicione ao preparado das gemas.
- Misture bem e leve de novo ao lume.
- Mexa sem parar até engrossar.
- Quando estiver no ponto, distribua por taças individuais e polvilhe com açúcar.
- Queime a superfície com um ferro quente ou um maçarico de cozinha.
- Sirva fresco (ou morno, se não resistir).
Dicas:
- Se quiser fazer esta receita de forma mais fácil, o truque para nunca falhar na quantidade dos ingredientes é colocar uma colher de sopa de açúcar por cada gema. A quantidade de farinha maizena é também uma colher de sopa bem cheia.
- Para além de polvilhar com açúcar, pode também adicionar um pouco de canela em pó. Deixará de ser leite creme à moda do Minho, mas ficará igualmente delicioso.
- No Minho, o leite creme é por vezes servido por cima de bolacha torrada. Deve colocar-se as bolachas no fundo de uma travessa e adicionar posteriormente o leite creme.
- O leite creme à minhota é a sobremesa habitual de uma refeição onde o prato principal é sarrabulho. Trata-se do doce perfeito para contrapor ao sabor forte deste tipo de comida.
- É possível apurar ainda mais o sabor do leite creme adicionando uma pitada de sal. Este ingrediente não faz com que o resultado final seja salgado: apenas reforça o sabor dos restantes ingredientes.
- Nos últimos anos têm-se multiplicado as versões mais modernas da receita tradicional de leite creme. Uma das novas ideias é colocar 2 saquetas de chá de camomila a repousar no leite fervido durante alguns minutos. O resultado é um leite creme com um ligeiro aroma floral que pode ser do agrado de algumas pessoas. Se quiser experimentar, força!
- Outra opção para adicionar um toque de sabor extra é acrescentar uma vagem de baunilha ao preparado. Se não tiver vagens, pode utilizar essência de baunilha.
Na receita não especifica quando coloca a farinha!
Olá Luís!
Obrigada pelo alerta. Já está corrigida.
Obrigada por estar atento. 🙂