Existem muitas receitas de tigelada um pouco por todo o país, com especial concentração na Beira Baixa, mas também no Ribatejo ou no Alentejo. E o mais curioso é que algumas delas são bem diferentes entre si. É que, na realidade, o nome foi atribuído por causa da tigela onde era feito e não propriamente por causa da receita.
É por isso que se pode encontrar muitas receitas diferentes desta sobremesa. Mas sejamos sinceros: todas elas são deliciosas. Por isso, só para tirar as dúvidas, o melhor é provar todas as que conseguir. 🙂 Isso inclui, claro, a Tigelada de Castelo Branco, uma das mais famosas a nível nacional.
Não existem grandes segredos na preparação deste doce, que alguns acreditam ter origem conventual. Basta prestar atenção aos detalhes e às proporções dos ingredientes. Aprenda a fazer Tigelada de Castelo Branco à moda antiga com esta receita tradicional.
Ingredientes:
- 0.5 l de leite
- 6 ovos
- 3 raspas de limão
- 1 pau de canela
- 250 gramas de açúcar
- 90 gramas de farinha
- qb de sal
Preparação:
- Comece por pré-aquecer o forno a 200ºC.
- Unte as formas com um pouco de azeite e coloque-as dentro do forno para que aqueçam enquanto prepara a tigelada.
- Verta o leite num tacho e aqueça-o junto com o pau de canela, a raspa de limão e o sal.
- Enquanto o leite aquece (tenha o cuidado de não o deixar ferver), misture o açúcar com a farinha numa tigela e envolva.
- Bata os ovos e verta-os para a mistura de farinha e açúcar. Mexa bem.
- Retire o pau de canela e as raspas de limão do leite.
- Aos poucos e sempre a mexer, adicione o leite ao preparado de farinha, açúcar e ovos.
- Se formar alguma espuma, retire-a com uma espátula ou com uma colher.
- Abra o forno e verta e distribua o preparado pelas formas.
- Feche e deixe cozer durante 30 a 35 minutos, mais ou menos.
- Retire e espere que arrefeça um pouco.
- Sirva.
Dicas:
- A receita original da Tigelada de Castelo Branco é feita com formas de barro vidrado. Caso não tenha, pode utilizar de ferro ou de alumínio.
- Após untar as formas, deve escorrê-las de modo a retirar o excesso de azeite.
- Tal como no caso dos bolos, é possível fazer o teste do palito para verificar se as tigeladas estão prontas. Deve sair seco e a superfície do doce deve estar bem dourada.
- Pode alterar as quantidades de açúcar de forma a criar uma sobremesa mais ou menos doce, consoante o seu gosto pessoal. Se o fizer, no entanto, poderá ser também necessário alterar as quantidades de ovos e farinha.
- A região da beira Baixa possui muitas receitas diferentes de tigeladas. Uma das mais famosas consiste em adicionar leite de cabra em vez de leite de vaca e um pouco de mel de rosmaninho em vez de açúcar. Vale a pena experimentar!