O pão recheado com atum tem tudo para ser o centro das atenções sempre que existe uma festa ou convívio lá por casa. Afinal de contas, poucos são os que lhe resistem e cada dentada desperta ainda mais a vontade de repetir.
A receita que lhe trazemos é muito simples e tem a vantagem de poder ser alterada consoante o seu gosto pessoal. Pode adicionar outros ingredientes consoante aquilo que tem em casa ou o seu gosto pessoal. O que importa é que o resultado irá ser sempre delicioso.
E não existem grandes truques para que sai perfeito: basta escolher o pão certo e um queijo que se adeque ao seu gosto pessoal. Aprenda a fazer um delicioso pão recheado com atum e surpreenda os seus amigos e familiares no próximo convívio aí em casa.
Ingredientes:
- 1 pão com cerca de 500 gramas
- 300 gramas de atum em conserva
- 150 ml de maionese
- 150 gramas de queijo ralado
- qb de salsa
- qb de cebolinho
- qb de pimenta
Preparação:
- Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC.
- Escorra o atum para uma tigela e desfaça-o com um garfo.
- Adicione a maionese, o queijo ralado, a salsa e o cebolinho.
- Tempere com pimenta e envolva os ingredientes até obter uma pasta homogénea.
- Corte o topo do pão e retire o miolo fazendo uma cavidade.
- Recheie o pão com a pasta de atum e tape com a tampa.
- Disponha o pão num tabuleiro colocando os restos de miolo à sua volta para fazer torradas.
- Leve ao forno durante 30 minutos, mais ou menos.
- Sirva.
Dicas:
- É importante adicionar ervas aromáticas a esta receita para lhe adicionar um toque de frescura. Mas se não aprecia salsa ou cebolinho, pode substituir por outras, como coentros ou orégãos, por exemplo.
- O tipo de queijo ralado faz toda a diferença no resultado final. Escolha um que se adapte ao seu gosto pessoal sabor, seja ele mais forte ou mais suave.
- É possível enriquecer o recheio com outros ingredientes, sendo as delícias do mar o mais habitual. No entanto, cebola picada e azeitonas também combinam muito bem.
- Não deve escolher um pão demasiado denso, como a broa, por exemplo. O ideal ter uma textura semelhante à do pão alentejano ou ao de Rio Maior.
- O miolo do pão pode (e deve) ser aproveitado para fazer croutons, por exemplo. Após torrado, é ótimo para molhar no recheio.